G1, com informações do jornal nacional
13 de Fev de 2008
Índios controlam a entrada e a saída de veículos na BR-174. Estrada que liga Amazonas e Roraima é fechada com cones e corrente.
O governo de Roraima vai entrar na Justiça para pôr fim ao bloqueio de uma rodovia federal importante e que se repete todas as noites.
A reserva indígena Waimiri-Atroari fica na divisa dos estados de Amazonas e de Roraima. A BR-174 buscar atravessa cerca de 125 quilômetros da reserva.
Desde o fim da década de 1990, os índios buscar controlam a entrada e a saída de veículos. Ônibus interestaduais e caminhões com carga perecível têm tráfego liberado, mas os demais veículos esperam horas na rodovia interditada.
O fechamento da estrada traz prejuízos para a economia do estado de Roraima. Segundo o Secretario de Planejamento, Jaime Agostinho, há um importante fluxo de turistas entre Boa Vista e Manaus.
Para os índios, o tráfego de veículos é uma ameaça por causa do risco de atropelamentos de integrantes das aldeias e de animais que servem para a caça. A interdição da estrada também é considerada uma medida de segurança, pois os índios também não querem ser fotografados ou filmados.
Das 18h às 6h, a BR-174 é fechada com cones e uma corrente. Os veículos que chegam têm de retornar.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.