VOLTAR

Roraima: Planalto fortalece reserva

JB, Pais, p.A6
06 de Mai de 2005

Roraima: Planalto fortalece reserva
Folhapress
O governo federal anunciou ontem em Roraima uma série de medidas para concretizar a homologação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol e para tentar diminuir a resistência dos grupos contrários a ela.
Houve protestos no Estado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar o decreto homologatório da área (1,7 milhão de hectares) no dia 15 de abril.
O anúncio das medidas ocorreu em Boa Vista, durante cerimônia de instalação de um comitê gestor de coordenação das ações do governo federal em Roraima, realizada no auditório da Delegacia Regional do Trabalho.
Entre as medidas anunciadas está a implantação de uma linha de crédito com juros de 4% ao ano para financiamento de projetos direcionados às comunidades indígenas.
Os recursos serão oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. A Funai avalizará os projetos das comunidades indígenas e os encaminhará ao Banco da Amazônia (Basa).
Para a comunidade do Flechal, região onde quatro policiais federais foram mantidos reféns durante nove dias por índios contrários à homologação contínua, já foram liberados R$ 127 mil para emprego na cultura de feijão, informou a Secretaria de Imprensa e Divulgação do governo federal.
Por intermédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), 28 famílias não-índias que vivem dentro da terra indígena receberão R$ 1 milhão de indenização para serem realocadas.
O delegado da Polícia Federal Osmar Tavares de Melo, coordenador da operação Upatakon - ''nossa terra'', na língua macuxi -, disse que se encerra oficialmente hoje a permanência de agentes federais na área da terra indígena.
- Os últimos 20 homens retornam de Pacaraima, a 219 km ao norte de Boa Vista, amanhã (hoje) - disse.
No dia 17 de abril, cerca de cem homens, entre policiais federais e policiais rodoviários federais, desembarcaram em Boa Vista para garantir que o processo homologatório fosse efetivado.

JB, 06/05/2005, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.