VOLTAR

Roraima ganha hoje Centro Estadual de Usuários

Brasilnorte-Boa Vista-RR
13 de Dez de 2002

O Sistema de Vigilância da Amazônia é um dos mais sofisticados projetos ambientais já concebidos em todo o mundo

Roraima é o sétimo estado da Amazônia Legal a inaugurar o Centro Estadual de Usuários (Céu) do Sivam/Sigam (Sistemas e Vigilância e Proteção da Amazônia). A inauguração acontece às 9h30.
Logo cedo ás 8h30mim, o vice-presidente das CCSIVAM (Comissão para Coordenação do Projeto Sivam), Coronel Francisco Leite de Albuquerque vai ministrar uma palestra sobre o Sistema de Vigilância da Amazônia.

Depois ele fará a inauguração do CEU, no Departamento Estadual de Meio Ambiente (Dema), da secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio (Seplan), com a presença do governador, Flamarion Portela, do secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, José Ribamar da Cruz Oliveira, o vice-presidente da CCSIVAM, e o Coronel Rumbelsperg (gerente em Administração e Logística do CRV - Manaus - representando o Censipam - Centro Gestor e Operacional do Sigam).

O que é o Centro
Os CEUs são unidades do Sipam, implantadas junto aos Governos Estaduais para disponibilizar às Secretarias de Estado acesso às informações, ferramentas e funções aplicativas do Sivam, por meio dos Centros Regionais de Vigilância (CRV) associados. Cada um dos Estados tem um Ceu associado a um dos três CRV (Belém, Manaus ou Porto Velho)_ No caso de Roraima, ligado ao CRV de Manaus, em operação desde junho deste ano.

Os CEUs estão diretamente ligados à formulação de políticas de desenvolvimento de cada Estado, utilizando, para isso, os dados e ferramentas disponibilizados pelo Projeto Sivam. 0 Governo Estadual, por sua vez, também, proverá de informações o banco de dados do CRV ao qual estará conectado, tornando o CEU um órgão usuário remoto do Sivam. Proporcionando os meios, o Sipam busca a integração com os Governos Estaduais, por intermédio de cada Ceu, cora o objetivo de incrementar as diversas atividades conduzidas pelos órgãos estaduais, de acordo com os produtos e dados gerados.

Recursos
Os recursos investidos facilitarão o apoio e o desenvolvimento de atividades como: planejamento, definição e fiscalização do ZEE (zoneamento ecológico-econômico); vigilância meteorológica da região; mapeamento e análise da poluição de bacias hidrográficas, planejamento urbano, rural, de energia, de saneamento e transportes; monitoramento de desflorestamentos, incêndios e queimadas; identificação e análise de tendências de focos epidêmicos; e previsão e acompanhamento de ações da Defesa Civil.

Sivam
O Sistema de Vigilância da Amazônia é um dos mais sofisticados projetos ambientais já concebidos em todo o mundo. É a melhor forma de contribuir para a proteção da Amazônia Brasileira e garantir a nossa soberania sobre essa região, pois compreende a infra­estrutura de meios técnicos e operacionais com o objetivo de coletar, processar, produzir e difundir dados de interesse das organizações integrantes do Sipam.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.