VOLTAR

Rondônia: saúde indígena é discutida em Guajará-Mirim

Rondônia Dinâmica - http://rondoniadinamica.com/
24 de Jun de 2010

Lideranças indígenas, técnicos de secretarias municipais de saúde, servidores da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO) que exercem atividades nos Pólos Base e Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) participam em Guajará-Mirim, da 23ª Assembléia Geral do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Porto Velho.

Segundo o presidente do conselho, Aurélio Tenharin, a elaboração de plano emergencial de atendimento aos indígenas das aldeias localizadas nos municípios de Jaru, Guajará-Mirim, Alta Floresta e Ji-Paraná e Humaitá; a apresentação das ações realizadas e planejadas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho; o monitoramento do Plano Distrital 2009; e a situação atual dos contratos de prestação de serviços firmados pela coordenação regional, para atendimento à saúde indígena, são os principais pontos que estão sendo discutidos no encontro.

Outros temas que também fazem parte da pauta da reunião são as ações de saneamento básico realizadas nas aldeias, o trabalho de prevenção na influenza A (H1N1), realizado pela Equipe de Educação em Saudade da Core-RO e a prestação de conta do Dsei Porto Velho, referente ao período de janeiro a abril.

Para o representante indígena, a participação dos representantes das secretarias de saúde é de suma importância, no trabalho de melhoria do atendimento aos índios, nas unidades de saúde. "Juntos vamos discutir e definir alternativas visando oferecer aos "parentes" com problemas de saúde, um serviço de melhor qualidade" ressaltou Aurélio Tenharin.

A assembléia foi abertura oficial ontem (23) e conta com a participação da chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Lindalva Coutinho, do chefe do Pólo-Base de Guajará - Mirim, Pedro Alves, da representante do Departamento de Saúde indígena (Desai) da Funasa, Ramona Ferreira, do presidente do Conselho Indígena de Guajará-Mirim, José Nilton e do coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISE/CMS/MS), Valdenir Andrade França. A reunião prossegue até a próxima sexta-feira (25).

Secretaria

O andamento do processo de criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena será apresentado na tarde de hoje pelo coordenador da CISE/CMS/MS, Valdenir França. Segundo ele, o projeto de lei que cria o órgão está previsto para ser votado na Câmara Federal, na próxima terça feira. "O principal empecilho para a aprovação desta matéria, é a questão das ações de saneamento básico que hoje é de responsabilidade da Funasa", lembrou o representante do MS. Lideranças de Rondônia deverão viajar para Brasília, a fim de acompanhar a votação.

http://rondoniadinamica.com/ler.php?id=16871&edi=1&sub=3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.