VOLTAR

Rodovia de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu será de concreto

ICMBio - www.icmbio.gov.br
20 de Abr de 2009

Os 12 quilômetros da BR 469, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, serão recuperados com o white topping (técnica de aplicação de uma camada de concreto sobre o asfalto antigo). A rodovia dá acesso às Cataratas do Iguaçu, seus atrativos e estruturas de serviços, por onde passa anualmente cerca de um milhão de visitantes.

A decisão foi acertada entre o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte), o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a ABCP (Associação Brasileira de Cimentos Portland), em reunião realizada na sede do Parque. Na ocasião, o chefe do DNIT em Foz do Iguaçu, Vicente Veríssimo, informou que o projeto de recuperação já está na fase final.

Para o presidente regional Sul da ABCP, Carlos Roberto Giublin, a técnica de execução é exatamente igual a de qualquer pavimento de concreto, sem a necessidade de retirar todo o pavimento existente, trazendo alguns benefícios como a durabilidade de 20 anos da obra.

De acordo com o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, a escolha da pavimentação considera que a técnica é a mais adequada porque o concreto, em dias quentes, não esquenta como o asfalto, evitando que animais não corram risco de atropelamento ao tentar se esquentar na pista.

"A medida também obedece portaria interministerial, onde pavimentação em áreas protegidas deve priorizar materiais menos poluentes e menos agressivos à natureza", disse Pegoraro. Mesma pavimentação já foi utilizada no PN Aparados da Serra, em trecho de 10 quilômetros da SC-450, que corta a unidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.