VOLTAR

Rock in Rio plantará 1 milhão de árvores na Amazônia

O Globo, Rio, p. 13
05 de Abr de 2016

Rock in Rio plantará 1 milhão de árvores na Amazônia
Evento de celebração do projeto terá concerto flutuante no Rio Negro em 27 de agosto

RIO - Em um evento na Cidade das Artes que contou com a presença de Baby do Brasil, Pedro Baby, Lenine, Mart'nália, Roberta Sá, Jota Quest e Dinho Ouro Preto, o diretor-geral do Rock in Rio, Roberto Medina, anunciou ontem o lancamento do projeto Amazônia Live Rock in Rio (amazonialive.com), uma espécie de braço socioambiental do festival. A proposta é grandiosa: plantar um milhão de árvores na floresta, mais precisamente na cabeceira do Rio Xingu, onde o desmatamento é intenso. O projeto de reflorestamento será lançado durante um concerto flutuante no Rio Negro em 27 de agosto, com a participação de nomes como o tenor Plácido Domingo e a cantora Ivete Sangalo.
Após um pequeno concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, Medina apresentou o projeto para um auditório repleto de patrocinadores e representantes do terceiro setor que abraçaram a empreitada. Depois de citar números desanimadores sobre os efeitos do aquecimento global no planeta, principalmente na Amazônia, o empresário se mostrou sensibilizado com a situação:
- O Rock in Rio é hoje o maior evento musical do mundo e temos tudo a ver com isso (aquecimento global). Achei que seria bacana sinalizar para as pessoas que faremos o projeto, em agosto, pois era preciso dar uma boa notícia para o país em meio a tantas más notícias. Ouço muitos empresários falarem que querem sair do Brasil, mas o país é fantástico e vale a pena, apesar do momento de crise que vivemos. A gente vai virar o jogo. Sempre fizemos projetos importantes e esse será mais um. Serão, no total, R$ 28 milhões da iniciativa privada na empreitada. Vamos plantar um milhão de árvores na Amazônia e chegaremos a três milhões, mobilizando parceiros. O Banco Mundial prometeu que também vai plantar um milhão de árvores. Muitos patrocinadores vão encampar o projeto. A preservação da Amazônia não é uma responsabilidade do Brasil, é do mundo.
Sobre o espetáculo que vai celebrar o início do projeto, o empresário antecipou:
- Vamos construir um grande palco flutuante no Rio Negro. A estrutura vai simular uma folha solta em suas águas. Não haverá plateia, serão só 200 convidados que assistirão ao espetáculo, mas teremos uma transmissão internacional do evento. Plácido Domingo e Ivete Sangalo vão cantar ao piano. Tudo será feito para simbolizar o poder da música, sua capacidade de colocar esse assunto em debate.
PRIORIDADE MUNDIAL
Presidente da Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), instituição que fará a gestão financeira do projeto, Rosa Guimarães lembrou que "apenas 15% das florestas nativas do mundo estão de pé":
- Não basta preservar o que ainda temos, é preciso recuperar o que se perdeu. Reflorestamento é uma ação social tida como prioridade em todo o mundo.
Diretor do Instituto Socioambiental, outro parceiro da empreitada, Rodrigo Junqueira explicou onde o reflorestamento será feito:
- Vamos tentar reverter a degradação da cabeceira do Xingu. A técnica que vamos empregar para semear árvores utiliza as mesmas máquinas que plantam soja e capim. Não vamos plantar mudas, mas, sim, sementes. Serão 30 toneladas de sementes nativas.

O Globo, 05/04/2016, Rio, p. 13

http://oglobo.globo.com/cultura/rock-in-rio-plantara-1-milhao-de-arvore…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.