VOLTAR

Roberto Sobrinho visita aldeia Karitiana

Rondonoticias-Porto Velho-RO
31 de Jul de 2004

Roberto Sobrinho (PT) candidato a prefeito de Porto Velho visitou a aldeia do povo Karitiana, onde assinou uma 'carta-compromisso' entre o povo Karitiana e o candidato. O documento foi lido para a comunidade indígena dentro da oca principal pelo professor bilíngüe e presidente da APK (Associação do Povo Karitiana), Nelson Karitiana. A carta tem três propósitos básicos, apontar as dificuldades vividas diariamente na aldeia, reivindicar melhorias a médio e longo prazo e apoiar as campanhas de Roberto Sobrinho e dos candidatos a vereador pelo Partido dos Trabalhadores.
Roberto Sobrinho tem uma história de cerca de 10 anos de atividade junto à etnia Karitiana desde quando o candidato era Secretário Municipal de Educação e instalou a primeira escola bilíngüe na aldeia. Mesmo após o fim do mandado de Roberto Sobrinho na Semed, que durou três anos e seis meses, o trabalho de Sobrinho e do PT junto aos Karitianas seguiu até os dias de hoje. O cacique Cizinho Karitiana lamentou a Roberto Sobrinho os problemas que ele tem para manter o índio jovem na aldeia e de preservar a cultura, pois até o momento, graças à escola, apenas a língua está viva, mas as danças, músicas e outros ritos estão caindo no esquecimento. Roberto Sobrinho afirmou para o cacique que na sua gestão as secretarias de educação, saúde e agricultura terão compromissos especiais com os Karitianas e com todas as etnias ligadas a Porto Velho.
Para Roberto Sobrinho a vida dos índios no Brasil está começando melhorar devido à atenção e ações do governo Lula para moralizar a gestão pública, onde "vale a pena lembrar, que muitos servidores da Funai, Ibama e Incra foram demitidos, presos ou afastados por corrupção", destacou Sobrinho. Roberto Sobrinho disse também que "assumindo a prefeitura junto com Cláudia Carvalho (PCdoB), vamos dar início a projetos voltados ao restabelecimento da cultura e criar condições para manter os índios tirando sua auto-subsistência de suas terras". Sobrinho falou aos Karitianas que além deles os índios Karipuna, Cassupá e Kaxarari terão apoio técnico permanente para a agricultura, piscicultura, avicultura. Um dos principais pontos da carta-compromisso foi o pedido de edições de livros sobre a história dos Karitiana escritos na própria língua, onde os professores o utilizarião como apoio para nas aulas para as crianças e jovens. Roberto Sobrinho confirmou que está será com certeza uma gra
nde conquista em conjunto da prefeitura e das etnias porto-velhenses.

Claudia Carvalho

Claudia Carvalho vem mantendo a campanha do corpo-a-corpo com os moradores das comunidades mais carentes e afastadas do centro de Porto Velho. Cláudia Carvalho sempre é bem recebida nos bairros, principalmente nos que o seu marido Sérgio Carvalho realizou obras e interviu em prol daquela comunidade. Lembra Cláudia Carvalho que chegou a ajudar várias vezes o marido em trabalhos de atendimento a pacientes que buscavam ajuda em postos de saúde, quando Sérgio Carvalho era secretário municipal de saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.