VOLTAR

Riva é contra criação de reserva indígena numa área já degradada

RD News (MT) - http://www.rdnews.com.br
Autor: Laura Nabuco
19 de Mai de 2011

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), estiveram reunidos com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília nesta quinta (19), para tentar solucionar o impasse acerca da Fazenda Suiá Missu, localizada entre São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. A área, com mais de 150 mil hectares, é alvo de disputa entre índios Xavantes e produtores rurais.

A proposta do Governo é que seja feita uma permuta entre o Estado e a União. "Não adianta desalojar cerca de 800 famílias de pequenos produtores, que estão lá há mais de 30 anos, para criar uma reserva indígena numa área já degradada", argumenta Riva. Segundo ele, os proprietários já teriam, inclusive, os títulos dos imóveis construídos no local. "Há benfeitorias. Vai sair muito caro para o governo", pontua. A sugestão será analisada por um grupo de trabalho designado pelo ministério.

Uma outra área, localizada na região de Colniza, também é motivo de preocupação para Riva. Cerca de 400 mil hectares podem ser transformados em reserva. O problema, segundo o parlamentar, é que não existem índios no local. "vamos desabrigar produtores para criar uma reserva que não vai abrigar nenhum índio? Eu acho isso incoerênte", reclama. A alegação, no entanto, é que há índios isolados na região. O processo está em tramitação e o Estado tem até o dia 24 de maio para apresentar uma defesa.

http://www.rdnews.com.br/blog/post/riva-e-contra-criacao-de-reserva-ind…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.