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Ritual indígena pode ser tombado

Gazeta Digital (MT)- http://www.gazetadigital.com.br/
Autor: Leidiane Montfort
31 de Out de 2010

Durante 7 meses acontece o ritual indígena Yaokwa, o início do calendário ecológico-ritual Enawene. A cerimônia é realizada por 540 índios Enawene Nawe, de Mato Grosso - que se esforçam para manter os laços e costumes de séculos. Nos dias 4 e 5 de novembro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Brasil vai avaliar se o ritual poderá passar a receber a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Yaokwa é a mais longa e importante celebração realizada por esse povo indígena que vive em uma área de 742 mil hectares, homologada e registrada, localizada numa região de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica, Juruena (MT).O calendário ecológico-ritual Enawene abrange as estações seca e chuvosa de um ciclo anual marcado pela realização de mais três rituais: Lerohi, Salomã e Kateokõ.

Os homens saem para a pesca de barragem, construídas com sofisticadas armações que se configuram em elaboradas obras de engenharia, dispostas de uma margem à outra do rio. Este é o ponto alto do ritual que começa em janeiro, com a coleta das matérias-primas para a construção das barragens e com a colheita da mandioca.

Dossiê Yaokwa- O dossiê sobre o Ritual Yaokwa apresentado pelo Departamento de Patrimônio Imaterial DPI/Iphan ressalta que o sentido do Patrimônio Histórico Cultural refere-se aquilo que é coletiva e socialmente reconhecido como condição para a reprodução de um modo específico de ser, de viver, de experimentar as relações com a natureza, com os objetos e com a sociabilidade.

O Ritual Yaokwa representa para os Enawene Nawe, no Vale do Juruena, a sua continuidade como povo, a manifestação de sua memória coletiva e histórica, e a expressão de uma estética da existência, que se produz a partir do uso e manejo dos recursos presentes em seu território de ocupação histórica. O rito põe em cena a dramatização de todo o percurso histórico percorrido pelos Enawene Nawe. Também põe em prática os saberes e técnicas desenvolvidas por essa sociedade, transmitidos ao longo do tempo a cada geração. Mas tudo isso está ameaçado.

Enawene Nawe - Eles foram contactados em 28 de julho de 1974, pela equipe dos jesuítas da Missão Anchieta, Thomáz de Aquino Lisboa e Vicente Cañas, todo o espaço em torno da aldeia apresentava uma ocupação rarefeita já que a maior parte dos municípios hoje próximos ao território ainda não existiam.

Hoje os Enawene Nawe têm enfrentado constantes ameaças que os cercam, como madeireiros e garimpeiros, mas principalmente os impactos ambientais causados pela construção de pequenas centrais hidroelétricas que, embora se localizem fora da terra indígena, vêm sendo construídas em locais próximos às cabeceiras dos rios. Em reuniões internas articulam estratégias e tomam decisões frente às pressões que se intensificam.

De acordo com o Iphan, a rápida transformação na paisagem promove nos Enawene Nawe o sentimento de ameaça a seus eixos de referência no manejo ecológico e territorial e privam as gerações futuras de vivenciar as atividades tradicionais. Isso poderia gerar o colapso do seu sistema de vida e da sua estrutura social. O dossiê do DPI ressalta ainda que a manutenção e reprodução do Ritual Yaokwa dependem diretamente de dois aspectos fundamentais: a garantia da biodiversidade que caracteriza a região e a integridade das lógicas que regem os sistemas de produção e transmissão dos conhecimentos.

Ações- O Iphan propõe diversas iniciativas com a aprovação do povo Enawene Nawe. Entre elas, o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a articulação dos povos do Vale do Juruena, reforçando a participação indígena nos contextos políticos que os afetam diretamente e a elaboração de planos de gestão ambiental que possam dar continuidade à sustentabilidade desse povo com a garantia do equilíbrio ecológico e utilização da biodiversidade.

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