VOLTAR

Ritual de fogo abre a agenda na aldeia Kari-Oca

O Globo, Especial, p. 8
14 de Jun de 2012

Ritual de fogo abre a agenda na aldeia Kari-Oca

Ludmilla de Lima
ludmilla.lima@oglobo.com.br

Sob a luz do pôr do sol, indígenas de vários países do mundo acenderam ontem, em Jacarepaguá, o fogo sagrado, que marcou a abertura da conferência da aldeia Kari-Oca. A cerimônia contou com tradições de tribos brasileiras, como as dos índios guaranis, e também estrangeiras. Índios da nação Tsleil-Waututh, do Canadá, maias da Guatemala e o menino asteca Xiuhtezcatl Martinez, de 12 anos, do México, apresentaram rituais próprios de suas nações e discursaram, emocionados, em defesa dos territórios e da união dos povos indígenas. O fogo foi aceso na mesma área da Colônia Juliano Moreira que abrigou a aldeia na Rio-92, apesar de o local estar coberto por lixo, restante da limpeza feita pela prefeitura.
A área utilizada em 92 não pôde servir este ano à aldeia por causa do risco de leishmaniose, segundo alertou a Fiocruz, proprietária do terreno. Mas o líder indígena Marcos Terena, organizador da conferência pelo Comitê Intertribal, protestou durante a cerimônia dizendo que pajés não identificaram a presença do mosquito transmissor da doença no espaço. Já a área destinada à aldeia conta com duas ocas tradicionais do Alto Xingu, e a chamada Oca Digital, que vai abrigar equipamentos cedidos pela Fundação Banco do Brasil.
Outro ponto importante é a Oca da Sabedoria, onde serão promovidos debates com a participação de líderes espirituais do mundo todo. A estrutura, no entanto, ainda não estava pronta ontem, faltando a cobertura.
Terena contou que a aldeia - cercada de lama com as últimas chuvas - está sendo montada na base do "fiado". Os recursos prometidos pelo Ministério do Esporte (R$ 1,5 milhão) e pelo Ministério da Cultura (R$ 80 mil), foram aprovados, mas não tinham chegado.
A instalação de internet banda larga, compromisso assumido pela prefeitura, também não fora iniciada. São esperados 1.600 indígenas de vários países. Ontem, 350 já marcavam presença no lugar, que abrigará seminários e demonstrações esportivas e de tradições.

O Globo, 14/06/2012, Especial, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.