VOLTAR

Ritmo de descida do Rio Negro está em queda

OESP, Vida, p. A19
28 de Set de 2010

Ritmo de descida do Rio Negro está em queda

O ritmo da descida do Rio Negro diminuiu neste fim de semana - da média de 20 centímetros por dia, registrada nas últimas duas semanas, para cerca de 10 cm.
Ontem, o nível do rio estava em 17,08 metros, marca 3,44 metros acima da registrada na maior estiagem já observada, em outubro de 1963. Naquele ano, o nível ficou em 13,64 metros.
O Rio Solimões, no medidor do Serviço Geológico do Brasil em Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus, está com nível estabilizado há uma semana. No dia 9, o rio bateu o recorde da maior seca já registrada pelo órgão no Solimões: marcou 32 centímetros negativos, ante os 2 positivos do recorde de 2005. Desde o dia 15, porém, o nível voltou a subir e ontem marcou 76 centímetros.
Apesar da boa notícia, os municípios às margens do Solimões e seus afluentes continuam sofrendo com a seca. Segundo a Defesa Civil, nos 21 municípios que decretaram situação de emergência há 33 mil famílias isoladas por conta da estiagem.
A Defesa Civil do Estado apresentou um plano de ajuda na semana passada e anunciou a compra de medicamentos, alimentos e purificadores de água. Até agora nada foi entregue nos municípios e a justificativa, segundo a assessoria do órgão, é que o material está sendo adquirido.

OESP, 28/09/2010, Vida, p. A19

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100928/not_imp616282,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.