VOLTAR

Rio+20: Simpósio reúne especialistas para discutir geração de energia elétrica no Brasil

Envolverde
14 de Jun de 2012

Rio+20: Simpósio reúne especialistas para discutir geração de energia elétrica no Brasil
"Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios" acontecerá no Rio de Janeiro como parte das atividades paralelas à Rio+20, terá dois painéis e marcará o lançamento de publicação sobre o tema

Em 18 de junho, como parte das atividades paralelas à Rio+20, acontece no Rio de Janeiro o simpósio Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, com o objetivo de fomentar o diálogo entre especialistas, governo, setor privado e sociedade civil a respeito de experiências inovadoras e novas formas de geração de energia no Brasil. O evento marcará, também, o lançamento de uma publicação a respeito do tema e levantará questões como a capacidade de a energia solar e eólica atenderem à crescente demanda por eletricidade; barreiras, oportunidades empresariais e de investimento nos mercados emergentes de energia limpa e estudos de casos internacionais sobre energia renovável que podem ser aplicados ao atual panorama energético brasileiro.
O evento será composto por dois painéis - Planejamento de demanda e eficiência energética e Alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil: políticas públicas, investimento e estudos de caso internacionais. Entre os palestrantes confirmados estão Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Marcelo Furtado, diretor executivo, Greenpeace Brasil; Danny Kennedy, fundador e presidente, Sungevity; Christine Lins, secretária executiva, REN 21; Élbia Melo, presidente executiva, Associação Brasileira de Energia Eólica; Felício Pontes, procurador do Ministério Público Federal do Pará; Adriana Ramos, secretária executiva adjunta, Instituto Socioambiental; Stefan Schurig, diretor de energia e clima, World Future Council Foundation; Jigar Shah, membro do conselho de administração, Carbon War Room e Altino Ventura Filho, secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia.
O simpósio é uma realização da Amazon Watch, Instituto Humanitare, Prefeitura do Rio de Janeiro e TckTckTck em parceria com Instituto Socioambiental (ISA), Rios Internacionais, Movimento Gota D´Água e Are Institute. Para participar basta se inscrever pelo site (www.simposioenergia.com.br). O evento é gratuito e as vagas, limitadas.
Sobre a publicação
Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade no século 21: Oportunidades e Desafios, que conta com prefácio de Marina Silva, marca um processo pioneiro em que diversos segmentos da sociedade se juntaram para somar suas expertises na área de soluções e políticas para o setor elétrico brasileiro. É resultado da união de esforços das organizações Instituto Socioambiental (ISA), Greenpeace Brasil, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Rios Internacionais, Amazon Watch e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
A publicação reúne artigos de Célio Bermann, professor-pesquisador, Universidade de São Paulo; Oriana Rey, advogada e assessora do Programa Eco-Finanças, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira; Philip Fearnside, professor-pesquisador, Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia; Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil e doutor em planejamento energético pela Escola Politécnica da USP; Brent Millikan, diretor do Programa Amazônia, Rios Internacionais - Brasil (Campanha Amazônia Viva); Roberto Kishinami, consultor em planejamento energético; Paula Franco Moreira, doutoranda da UNB e consultora de políticas públicas da Rios Internacionais; Raul do Vale, advogado e coordenador do Programa de Políticas Públicas do ISA. Alguns exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente e seu conteúdo também estará disponível pelo site do evento.

Serviço:
Data: 18 de junho de 2012
Local: Planetário, Rio de Janeiro - Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea
Credenciamento - 8:30 | Duração: 9h - 13h | Almoço: 13h - 14h (credenciamento para imprensa pode ser feito pelo e-mail inscricoes@simposioenergia.com.br)
Lançamento da publicação e coletiva de imprensa: 14h - 15h
Mais informações estão disponíveis no site: www.simposioenergia.com.br

Envolverde, 14/06/2012

http://envolverde.com.br/agenda/simposio-reune-especialistas-para-discu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.