VOLTAR

Rio Terra realiza Seminário de apresentação do Projeto Semeando Sustentabilidade

Rio Terra - www.rioterra.org.br
08 de Mar de 2010

O dia 5 de março será lembrado como um marco para os moradores de Itapuã do Oeste e Cujubim, municípios do entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Jamari/RO. Em seminário realizado na EEEFM Paulo Freire. A população pode conhecer todas as atividades, parceiros e apoiadores do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

Durante a solenidade de abertura, na qual estavam representados o Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, prefeituras de Itapuã do Oeste e Cujubim, Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Grupo Geoprocessamento.com (ULBRA), Superintendência de Patrimônio da União/SPU e Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio, representado pela gerência da FLONA do Jamari foi assinada a ata de criação do Conselho Cooperativo Semeando Sustentabilidade, instância coletiva que tem como objetivo discutir e orientar as macro estratégias de atuação conjunta e cooperação entre estas instituições na busca por um modelo de desenvolvimento que alie sustentabilidade, equilíbrio social e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos daquela região.

O seminário foi dividido em dois momentos: o primeiro, plenária, na qual os parceiros e apoiadores apresentaram suas ações regionais e apontaram os pontos nos quais o projeto as fortalece e o segundo, salas temáticas, em que as coordenações envolvidas no projeto (banco de áreas, educação ambiental, geoprocessamento, banco de sementes, produção de mudas e recuperação de áreas degradadas) fizeram apresentações específicas sobre as atividades e benefícios sociais.

Houve grande receptividade pela comunidade dos dois municípios que se mostraram interessadas e prontas a participar de um trabalho em prol de todos, no qual a conservação se torna uma estratégia na garantia de um desenvolvimento econômico e social sustentável e poderá tornar-se um modelo para trabalhos similares que venham a ser desenvolvidos na Amazônia. Esse é o nosso desejo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.