VOLTAR

Rio Solimões sobe 30 cm por dia

FSP, Cotidiano, p. C5
27 de Out de 2005

Rio Solimões sobe 30 cm por dia
Chuva reduz efeitos na seca no AM; no Pará, problema continua até 2006

O rio Solimões está subindo em média 30 cm por dia. Esse é um sinal de que as chuvas estão voltando à normalidade na região oeste do Amazonas.
De acordo com o 1o Distrito do Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), entre domingo e ontem choveu 160 milímetros em Benjamin Constant (1.118 km de Manaus).
"Como o solo ainda está muito, essa chuva serve para recuperar o solo e depois normalizar a hidrologia do rio", disse o meteorologista Flávio de Oliveira.
Ontem, o Solimões marcava 4,13 m em Tabatinga (1.105 km de Manaus). Na cheia, o volume médio do rio atinge 12,30 m.
Durante a estiagem, as águas do rio desceram à cota mínima de 36 cm, impedindo que barcos de passageiros e balsas com combustível chegassem a Tabatinga, que centraliza a economia no oeste amazonense.
Ontem, pela primeira vez depois do agravamento da estiagem, o nível das águas do Negro estagnou -ficou em 14,75 m.
O engenheiro hidrólogo Daniel Oliveira, do Serviço Geológico do Brasil, diz que ainda é cedo para dizer se o nível do Negro continuará subindo.
No Pará, o governo informou que as chuvas intensas devem voltar ao Estado somente em janeiro, um mês depois do normal. Podem ocorrer chuvas isoladas até o final deste ano, mas elas não devem ser suficientes para reverter os efeitos da seca.
(KÁTIA BRASIL E DANIELE SIQUEIRA)

FSP, 27/10/2005, Cotidiano, p. C5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.