VOLTAR

Ricardo Nicolau recebe reivindicações de indígenas de São Gabriel da Cachoeira

Assembleia Legislativa/AM - http://www.ale.am.gov.br
02 de Abr de 2014

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) recebeu, nesta quarta-feira (2), reivindicações das comunidades Iauaretê e Pari-Cachoeira, de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus). Por iniciativa do parlamentar, lideranças indígenas utilizaram a tribuna popular da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para expor as dificuldades atuais do município.

Da tribuna, os caciques Afonso Machado e Domingos Lano relataram os problemas de abastecimento de alimentos, infraestrutura, mobilidade e saúde pública que atingem comunidades indígenas que compõem o Triângulo Tukano, na região do Alto Rio Negro, onde vivem mais de 7 mil indígenas de 13 etnias.

"Os problemas são muitos. O município de São Gabriel da Cachoeira, como um todo, passa por muitos problemas", destacou Ricardo Nicolau, afirmando que buscará a soma de forças com os demais parlamentares e os governos estadual e federal. "Essa união é importante porque ali moram brasileiros que precisam de ajuda."

Reivindicações

De acordo com os líderes, as comunidades de São Gabriel da Cachoeira estão convivendo com a ausência de investimentos e políticas públicas nas áreas de sustentabilidade, agricultura de subsistência, geração de renda, infraestrutura e mobilidade terrestre e fluvial.

Os indígenas atribuem a situação ao difícil acesso às comunidades e à distância em relação à capital, o que gera altos custos de logística. "Somos guardiões ricos e pobres ao mesmo tempo", disse o cacique Afonso Machado, referindo-se às riquezas naturais do local que, conforme a lei brasileira, não podem ser exploradas.

Da tribuna, eles reivindicaram apoio dos deputados para legalizar a exploração, venda e compra de recursos vegetais, hídricos e minerais das comunidades. Também pediram propostas legislativas que contemplem piscicultura, criação de galinha caipira, agricultura familiar e a aquisição de transporte fluvial.

Para o cacique Domingos Lano, o apoio do Parlamento será decisivo para mudar a atual realidade dos indígenas. "Não queremos ser esquecidos, somos indígenas brasileiros. Não são poucas as nossas dificuldades. Precisamos de atendimento diferenciado e para isso precisamos de lei que assegurem isso", destacou.

Saúde

Em outubro do ano passado, o deputado Ricardo Nicolau esteve nas comunidades Iauaretê e Pari-Cachoeira. Nesta última, o parlamentar constatou o alto índice de filariose linfática, doença tropical parasitária, conhecida como elefantíase em casos crônicos. Profissionais da saúde de São Gabriel da Cachoeira temem uma epidemia.

Como presidente da Comissão de Saúde da Aleam, o parlamentar solicitou providências da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. Testes feitos na população apontaram a infecção de quase 40% da população pelas larvas do verme causador da doença.

http://www.ale.am.gov.br/2014/04/02/ricardo-nicolau-recebe-reivindicaco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.