VOLTAR

Ribeirinhos ganham coletes salva-vidas para garantir segurança na navegação

G1 https://g1.globo.com
Autor: Gustavo Campos
13 de Set de 2018

Na manhã desta quinta-feira (13), a Capitania Fluvial de Santarém, no oeste do Pará, promoveu a entrega de coletes salva-vidas a sete famílias de comunidades ribeirinhas do município. O material foi doado por uma empresa que atua com o transporte de grãos na área portuária da cidade e distribuído aos ribeirinhos que não têm condições de comprar o material de segurança.

Foram doados 900 coletes salva-vidas, todos testados e homologados pela Marinha, que serão distribuídos para várias comunidades e escolas ribeirinhas, por meio de projetos da Capitania Fluvial. Uma das famílias que recebeu a doação nesta manhã foi a da pescadora Kaelen Santos de Sousa, 22 anos, da comunidade de Pinduri, na região do Arapixuna.

Ela e o esposo levam cerca de duas horas e meia de viagem na bajara para chegar a Santarém e levar a filha de sete meses para tomar vacinas e ter acompanhamento médico. Antes, eles não tinham os coletes para garantir a própria segurança e a segurança da pequena. Com a doação, as viagens ficarão bem mais tranquilas.

"Eu sabia que precisava usar um colete específico para ela, mas não tinha tido condições de comprar. Às vezes, quando o vento está forte dá um pouco de medo, mas temos que fazer o acompanhamento médico na cidade. A gente vem de muito longe, então precisa desta segurança e o pouco que ganhamos não dá para comprar o colete para toda a família. Mas graças a Deus recebemos esta doação", comemora a ribeirinha.

De acordo com o Capitão dos Portos de Santarém, Robson Ferreira, a Marinha sempre flagra ribeirinhos e condutores de embarcações que não utilizam o colete salva-vidas obrigatório. Ele explica que, em 2017, foram seis acidentes registrados pelo não uso do material de segurança. Este ano, até o mês de setembro, o número já foi igualado. O comandante da Capitania citou, inclusive, o caso de um adolescente que morreu após cair de moto aquática, em julho deste ano.

"Essa doação é muito importante para nossa região amazônica, estamos doando àquelas pessoas que não têm condições de comprar o material. O nome já diz, o colete salva vidas realmente. Temos que promover esta conscientização. Infelizmente ainda temos esta cultura de risco, de a pessoa achar que nada nunca vai acontecer com ela. Temos que ter o pensamento de segurança para se evitar acidentes e o colete é o nosso melhor amigo neste quesito", explicou o capitão dos portos, Robson Ferreira.

Além dos 900 coletes, a empresa Louis Dreyfus Company (LDC) ainda doou à Marinha, por meio de um programa social, duas mil cartilhas de navegação, 1.400 fitas reflexivas e mais boias circulares, que também serão distribuídas aos ribeirinhos de Santarém.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/09/13/ribeirinhos-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.