VOLTAR

Ribeirinhos do Acará serão atendidos na Semana da Saúde

Ariquemes online http://www.ariquemesonline.com.br/
05 de Abr de 2018

Com uma vasta programação científica, a XII Semana da Saúde Universidade do Estado do Pará (Uepa) também terá atividades de extensão à comunidade. Voltado aos desafios e perspectivas das comunidades ribeirinhas, o evento ocorrerá de 16 a 19 de maio, oferecendo atendimentos clínicos, posto de doação de sangue e exposições sobre prevenção de acidentes.

A coordenação do evento está recebendo doações de brinquedos, destinados a crianças ribeirinhas do Acará, município do nordeste paraense. As doações serão arrecadadas em horário comercial até o dia 18 de maio, na entrada do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na Travessa Perebebuí, Bairro do Marco, em Belém.

Serão beneficiadas 93 crianças, sendo 53 meninas e 40 meninos. A entrega ocorrerá no último dia do evento, quando os participantes farão visita de campo para levar serviços de extensão à população residente na localidade, composta por 113 famílias. A viagem até o município será por via fluvial, partindo de Belém pela manhã e retornando no final da tarde. A ação prevê a atuação de médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

Programação - Durante os quatro dias de atividades haverá uma ampla agenda científica sobre temas das áreas Biológica, de Exatas e Humanidades, com ênfase nas pessoas que vivem às proximidades dos rios amazônicos.

A Semana da Saúde ocorrerá simultaneamente nos campi da Uepa em Altamira, Conceição do Araguaia, Santarém, Redenção e Belém. As inscrições para participar das mesas e palestras podem ser feitas até dia 27 de abril, por meio deste link. "O tema foi escolhido em concurso e aborda uma questão transversal, que não é restrita à área da saúde, mas envolve todos os aspectos da vida dos ribeirinhos. As submissões de trabalhos podem ser de diversas áreas, desde que considerem esse aspecto", informou o coordenador do evento, Regis Andriolo.

As atividades de extensão são gratuitas e abertas à comunidade, e contam com a parceria de diversas instituições, como Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea, Fundação Hemopa e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Os visitantes poderão interagir nas exposições sobre cuidados com a saúde, como prevenção e abordagens de resgate para acidentes fluviais e rodoviários (com abordagens práticas e equipamentos); métodos de incursões em regiões isoladas, com ações sociais e em saúde, e prevenção de acidentes de trânsito.

Serviço: XII Semana da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), de 16 a 19 de maio.

- Inscrições: Até 27 de abril, pelo site.

- Submissão de trabalho: até 27 de abril.

- Arrecadação de Brinquedos: até 18 de maio.

A programação completa está disponível no site do evento.

http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=346155&codDep=71

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.