VOLTAR

Ribeirinhos de Tarauacá recebem serviços especializados de saúde

O Rio Branco - http://www.oriobranco.net
Autor: Tião Victor
14 de Jan de 2014

A embarcação leva atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho e cadastramento do Bolsa Família

Como estratégia para ampliar o acesso da população ribeirinha à saúde, a Unidade Móvel Fluvial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) partiu nesta segunda-feira, 13 para a primeira viagem ao Alto Tarauacá. A embarcação leva atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho e cadastramento do Bolsa Família.

Cerca de 30 profissionais de diversas áreas participam da ação. A meta é atender aproximadamente 2 mil moradores da região no período de 15 dias.

Esta é a primeira ação itinerante nas comunidades do rio Alto Tarauacá na atual administração municipal. Desta vez deve ser registrado um marco histórico para a comunidade indígena Apuaña, que, segundo seus moradores, nunca havia recebido serviço do atendimento de saúde itinerante municipal.

No partida da unidade, estiveram presentes o prefeito Rodrigo, acompanhado do vice-prefeito, Chagas Batista, do secretário de Saúde, Carlos Tadeu, do secretário de Educação, Edmundo Maciel, além dos vereadores Lulu Neri (PROS), João Moreira (PSB), Sidenir das Chagas (PCdoB), Manoel Monteiro (PCdoB), Narço Kaxinawá (PROS), e o deputado estadual Móises Diniz (PCdoB).

Na sexta-feira, 17, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado de Chagas Batista e de Carlos Tadeu, acompanhará os trabalhos na comunidade Tamandaré, no Alto Tarauacá, oportunidade em que e realizar consulta médica.

"Desde que assumimos a prefeitura, temos a preocupação de aproximar os serviços das secretarias à população. Realizamos periodicamente esse trabalho em todas as comunidades. Nos ramais, fazemos o acompanhamento das famílias com saúde e outros benefícios durante o período de estiagem. Na zona ribeirinha, estamos enviando a equipe neste período de cheia, que é o período em que os rios Tarauacá e Murú possibilitam a navegação, que garante a presença de profissionais e do material necessário para realizarmos um bom atendimento", afirmou o prefeito.

"É com muito prazer que realizamos esse trabalho direto nas comunidades ribeirinhas, pois sabemos que os serviços de saúde na zona rural se tornam de difícil acesso. Provavelmente, irei passar cinco dias acompanhando de perto o atendimento às famílias do Alto Tarauacá. Conhecemos de perto as necessidades da população e fazemos de tudo para amenizá-las", ressaltou o vice-prefeito, Chagas Batista.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu, é prioridade da Unidade Móvel Fluvial ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços pouco oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural. "Por isso, levaremos a Unidade Móvel Fluvial com saúde itinerante, para que as famílias possam ser atendidas com respeito e dignidade e as comunidades em geral tenham atendimento, inclusive de odontologia".

Ao retornar, a unidade seguirá em missão igual no rio Murú e baixo Tarauacá, onde também devem ser atendidas 2,5 mil pessoas que residem em comunidades da região.

"Nosso trabalho é levar serviços de saúde até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso do pacientes na rede pública, buscando resolutividade para os problemas de saúde em nosso município. Não importam as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações. Garantir saúde para todos é uma das prioridades do prefeito Rodrigo Damasceno", explicou o coordenador-responsável pela a Unidade Móvel Fluvial, Elizeu Sombra.

http://www.oriobranco.net/component/content/article/30-noticias/35794-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.