VOLTAR

Revitalizar o rio Sao Francisco

FSP, Opiniao, p.A2
Autor: ALMEIDA, Luciano Mendes de
08 de Out de 2005

Revitalizar o rio São Francisco
Luciano Mendes de Almeida
Durante 11 longos dias, de 26/9 a 6/10, acompanhamos, com grande preocupação, os acontecimentos em Cabrobó (PE), onde rezava e jejuava o caro irmão e bispo de Barra, na Bahia, dom frei Luiz Cappio. É um homem de fé em Deus e de total dedicação aos mais pobres. Aos poucos, sua vida e sua decisão foram se tornando conhecidas em todo o Brasil.
Diante de efeitos negativos previsíveis nas áreas social e ambiental em caso de aprovação do projeto de transposição, dom Luiz Cappio propõe, além de outras medidas, um amplo programa de revitalização de todo o rio São Francisco. Nesse sentido, levou adiante um jejum radical, "greve de fome", com a intenção de conseguir a revogação do atual projeto governamental.
A notícia foi divulgada rapidamente. Durante esses dias, dom Luiz recebeu, como sabemos, grande número de adesões de todo Brasil e romarias do povo em seu recolhimento de Cabrobó. Houve troca de cartas com o presidente da República e visita de autoridades.
Na tarde de quinta-feira 6/10, alegrou-nos a tão desejada informação sobre os entendimentos alcançados. Após longa entrevista em Cabrobó com o ministro Jaques Wagner, dom Luiz resolve interromper o jejum, confiando no cumprimento dos seguintes compromissos: a) estabelecer e manter diálogo amplo sobre a questão; b) considerar prioritária a revitalização do rio, garantindo a verba de R$ 300 milhões por ano para essa finalidade; c) realizar, o quanto antes, o encontro entre o presidente Lula e dom Luiz para melhor reconsiderar o problema.
Deus seja louvado! Venceu a vida. Percebo alguns frutos das vicissitudes destes dias. O primeiro é a importância de mais diálogo para conhecer melhor os aspectos técnicos, sociais e ambientais desse complexo problema que ainda hoje divide posições. Segue-se a lição de, em casos semelhantes, garantir a participação maior das populações interessadas nas decisões que lhes dizem respeito. Isso inclui a apresentação exata dos dados técnicos e das conseqüências para a vida do povo de modo a assegurar o discernimento imparcial.
No caso do rio São Francisco, evidenciou-se o empenho de todos para a revitalização urgente com a verba adequada. Permanece, no entanto, a necessidade de rever o projeto de transposição e aproveitamento das águas.
Meu caro dom Luiz, desejo expressar minha gratidão a Deus pela sua vida tão preciosa. A "greve de fome" não poderia ser levada às últimas conseqüências, pois a vida é sempre dom de Deus e, por preceito divino, devemos conservá-la. Dia e noite rezamos por você. Acredito que em seu íntimo aconteceu algo semelhante ao que se passou com Abraão quando conduziu o filho Isaac para o sacrifício. Deus, diante da confiança de Abraão, preservou a vida de Isaac. Você tomou uma decisão radical, mas queria viver. Deus recompensou sua fé e seu amor ao povo e protegeu sua vida. Continue ajudando-nos a assumir com amor a causa dos pobres.

FSP, 08/10/2005, p. A2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.