VOLTAR

Revista nacional traz pesquisa sobre DSTs entre indígenas de MS

Dourados News - http://www.douradosnews.com.br/
01 de Fev de 2011

A edição de janeiro da revista acadêmica Saúde Coletiva traz em sua capa um artigo produzido pela professora Érika Kaneta Ferri, do curso de Enfermagem da UEMS. O artigo chama a atenção dos leitores para o alto número de casos de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis entre indígenas de Mato Grosso do Sul e aponta Dourados como uma das cidade com maior incidência.

A autora aborda a situação de vulnerabilidade em que se encontram as comunidades pesquisadas, especialmente em relação às mulheres. De acordo com Érika, as doenças sexualmente transmitidas merecem uma atenção especial em MS, já que o Estado conta com a segunda maior população indígena do Brasil.

"O município de Dourados e a região sul do estado registram os maiores índices de transmissão dessas doenças, situação que pode estar associada a vários fatores, como a proximidade das aldeias dos centros urbanos, trabalho fora das aldeias, prostituição, drogas, etc.", diz a professora.

A publicação, da editora Bolina, é indexada pela Capes e possui ampla divulgação nacional e internacional na área da saúde. O artigo de Érika Ferri é parte de sua dissertação de mestrado defendida na UFMS em 2006.

http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=2332&anoMat=2011

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.