VOLTAR

Reuninão em SC avalia Capacitação de Conselheiros Indígenas

Funasa - www.funasa.gov.br
18 de Ago de 2010

A Comissão Executiva e Deliberativa do Condisi (Insul) se reuniu nesta quarta-feira (18) na sede da Coordenação Regional da Funasa em Santa Catarina (Core/SC) para avaliar a primeira Capacitação de Conselheiros Indígenas que ocorreu no mês passado em entre os dias 19 e 21 em Foz do Iguaçu/PR.

Esse Projeto de Capacitação focalizou a formação de conselheiros indígenas, buscando valorizar, fortalecer e qualificar o trabalho dos conselheiros distritais de saúde indígena.

O evento contou com a participação de 15 conselheiros do Estado de Santa Catarina e outros dos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, totalizando 64 conselheiros titulares.

O objetivo do curso foi preparar os conselheiros distritais de saúde indígena para o exercício do controle social nas áreas de abrangência do Dsei Interior Sul.

Dentro das diretrizes focalizadas para o próximo evento, a comissão avaliou todo o processo de capacitação e definiu que a segunda capacitação ocorrerá em outubro, entre os dias 4 a 8, na cidade de Passo Fundo/RS. O principal tema será: "Organização do Dsei, Polo-Base e Organização do Controle Social Indígena". Ficou também definida para primeira quinzena de dezembro a terceira capacitação na cidade de Porto Alegre/RS.

A coordenadora do projeto e técnica do Dsei, Jarina Santos, ressalta a importância do fornecimento de subsídios que possibilitem a compreensão da estrutura e funcionamento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), assim como do Sistema Único de Saúde (SUS), das Políticas de Saúde e da compreensão ampliada da mesma.

Segundo João Maria Roque Presidente, da Condisi Insul, "o papel do conselheiro é de extrema importância para definir as diretrizes das ações tomadas, e posteriormente acompanhar de forma objetiva na comunidade, como estão sendo prestados os serviços de saúde".

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=595

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.