VOLTAR

Reunião para formação do Setorial Indígena

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Renata Brasileiro
10 de Fev de 2004

Representantes das tribos indígenas Kaxinawá, Apurinã e Manchineri se reuniram ontem pela manhã, no auditório do Palácio das Secretarias, com membros do Partido Trabalhista (PT), para oficializar a formação do Setorial Indígena.
Segundo o secretário de formação do PT, João Reis, o setorial vai ser útil para constantes discussões políticas entre o partido e os índios do Estado, além de ser o primeiro Estado do país a formar um setorial indígena.

Para o secretário executivo dos povos Manchineri, Toya Manchineri, a oportunidade não se resumirá em discussões em busca de melhorias para as tribos. Ele conta que está sendo estudado a possibilidade de alguns índios se candidatarem, ainda nesta eleição, para vereadores e até vice-prefeitos de alguns municípios, o que promete ser mais um avanço para as tribos do Estado.

"Estamos torcendo para todas as concessões serem aprovadas. Indicamos um vice-prefeito e um vereador para Santa Rosa e mais dois vereadores para Assis Brasil e Rio Branco", revela o secretário.

"Existe uma média de 16 mil índios no Estado. Destes, cerca de dois mil se evadiram de suas tribos em busca de uma vida melhor em Rio Branco e o que encontraram foi pobreza, fome e a necessidade de se prostituir. A primeira providência que desejamos tomar se nossos candidatos forem eleitos é devolver esses índios para suas tribos, para que eles possam criar seus filhos com dignidade", enfatiza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.