VOLTAR

Reunião no MPF/TO define estratégias para retirada de gado da Ilha do Bananal

Notícias do Ministério Público Federal - noticias.pgr.mpf.gov.br
Autor: Rogério Franco
10 de Jun de 2008

Início da operação será na próxima segunda-feira, 16 de junho.

A execução da ordem de desocupação do Parque Indígena do Araguaia, determinada Pela Justiça Federal em março deste ano, terá início na próxima segunda-feira, 16 de junho. A retirada do gado da Ilha do Bananal acontecerá simultaneamente à leitura do mandado pelos oficiais da Justiça Federal a cada criador. A decisão foi tomada em reunião realizada hoje, 10 de junho, na Procuradoria da República do Tocantins.

A operação terá início a partir da parte sul da ilha, nos retiros próximos à divisa com o estado de Goiás, seguindo em direção ao norte, até que sejam atingidos todos os retiros. As instalações dos retiros, como coberturas e currais, serão destruídos após a retirada, para impedir novas ocupações. A Funai também fornecerá os meios para execução forçada da medida, como a contratação de vaqueiros e transporte de pessoal.

O cronograma de vacinação do gado de cada retiro cadastrado será estabelecido pela Adapec, em um total de cinco por dia. Os criadores deverão levar seus rebanhos para outras áreas, definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para utilização das propriedades rurais para vacinação do gado, o Ministério Público Federal vai enviar requerimento da Justiça Federal com a autorização para que os oficiais de Justiça possam requerer as propriedades necessárias. Criadores que não possuem terra para criar o gado deverão alugar outras pastagens ou vendê-los a frigoríficos para que a ordem seja cumprida, sendo que os animais destinados ao abate imediato não precisam ser vacinados.

Participaram da reunião representantes da Polícia Federal, Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Funai e Justiça Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.