VOLTAR

Reunião discute ações no setor do extrativismo

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: Maurício Dalepiane / Dayanne Dallicani
22 de Abr de 2010

Nessa terça-feira (20.04) foi realizada a primeira reunião ordinária da câmara setorial dos produtos da sociobiodiversidade. Durante o evento foi apresentado um balanço da atividade no ano de 2009 e apresentado o Plano Nacional para a Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade 2010. Representando o Governo Federal, Claúdia Calório, Diretora de Extrativismo, explicou de que forma este Plano é desenvolvido. "É um plano que criar boas condições para os extrativistas agricultores, que fazem o uso sustentável dos recursos naturais, como pequi, castanha e borracha", explicou.

A parceria com o governo Federal tem sido fundamental para a comercialização destes produtos por meio do programa Conab, informou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jilson Francisco da Silva. "Existe uma parceria com o governo federal através do Ministério do Meio Ambiente e a Conab garantido a compra dos produtos, o que deve acontecer aqui é o fechamento de um programa de incentivo a produção sustentável do governo do estado do Mato Grosso, sabemos que têm muitas potencialidades a serem explorados e a câmara técnica muito bem conduzida e articulada pelo Programa de Desenvolvimento Regional do Estado, o MT Regional junto com a Seder e demais secretarias, nós estamos bastante otimistas". conclui o secretário.

Ainda em 2010 está sendo elaborado um selo para os produtos da sociobiodiversidade. Este selo vai garantir que os produtos sigam critérios ambientais e sociais, com o objetivo de aumentar o diálogo entre extrativistas e o setor empresarial.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2544

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.