VOLTAR

Reunião debaterá situação Xavante

Site da Funai
19 de Ago de 2003

O conflito de índios Xavante e fazendeiros do município de Primavera do Leste, no Mato Grosso será o principal tema da reunião com representantes da Funai, Ministério Público Federal, Polícia Federal e lideranças indígenas Xavante a ser realizada na próxima semana, a partir de terça-feira (26), na Terra Indígena Sangradouro. O desentendimento entre os Xavante e fazendeiros da região foi acirrado com o assassinato do índio Joaquim, no começo de abril deste ano. Desde de então, índios Xavante retêm na Terra Indígena Sangradouro alguns equipamentos de fazendeiros suspeitos do crime.

Na semana passada, um novo conflito eclodiu com o cerco de fazendeiros e pistoleiros ao Grupo de Trabalho (GT), constituído pela Funai para iniciar os estudos de revisão das Terras Indígenas Sangradouro e Volta Grande. Cercado e ameaçados de linchamento, o grupo deixou a cidade e aguarda instruções em Cuiabá/MT. De acordo com o coordenador do GT, Ricardo Calaça Manoel, os técnicos foram cercados e ameaçados de linchamento na presença da Polícia Militar e Civil da cidade. Depois do cerco, o prédio da Administração Executiva Regional (AER) foi incendiado durante a madrugada da quinta-feira passada (14). O Ministério da Justiça determinou que a Polícia Federal investigue o incêndio na ERA.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.