VOLTAR

Retomada Tupinambá - Na comunidade Santana

Índios Online - http://www.indiosonline.org.br/
Autor: Brunu Tupi
11 de Out de 2010

Após exaustivas reuniões e articulação entre nós Tupinambá de Olivença e por ultimo nos reunimos na comunidade Santana oramos e pedimos força ao nos pai Tupã, e na madrugada do dia 11 de Outubro de 2010, por volta das 03h00m, ciquenta índios Tupinambá retomaram uma fazenda na comunidade Santana.

Com o objetivo de reaver o que é nosso, e de maneira pacifica entramos na fazenda. Permanecemos ainda na fazenda, até o instante momento, e até agora graças ao nosso pai Tupã ainda não tivemos nenhum registro de conflito.

Mas segundo o Administrador da FUNAI - Ilhéus - BA, a filha do Fazendeiro Juvenal que é o morador da fazenda retomada, foi informar a Policia Federal, que nós estamos mantendo em cárcere privado, dois idosos hipertensos, mas isso não é um fato real, pois estamos abertos a diálogos pacíficos, pois não temos em mente maltratar ninguém, só apenas reaver o que é nosso e ampliar até porque essa fazenda se encontra dentro de nossa demarcação.

Sendo assim reafirmamos mais uma vez, que essa retomada é pacifica, não queremos conflitos, só queremos o que é nosso de fato e se tem esses idosos com agente é porque eles não tiveram tempo de se locomover ainda, e porque também não vamos colocar eles na rua de uma hora pra outra. Nesse instante estamos dentro da fazenda e se nosso pai Tupã permitir, nosso povo não sairá mais. Pois lá pertenceram os nossos ancestrais e agora pertenceram aos nossos herdeiros.

Acessem o Blog Retomada Tupinambá

VEJA O VÍDEO QUE ACOMPANHA A NOTÍCIA: http://www.youtube.com/watch?v=jxxhE74LIrQ

http://www.indiosonline.org.br/novo/retomada-tupinamba-%E2%80%93-na-com…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.