VOLTAR

Retirada de produtores da Raposa Serra do Sol começa em setembro

Folha de Boa Vista
30 de Ago de 2007

Está confirmada para setembro a retirada dos grandes produtores da terra indígena Raposa Serra do Sol. Vai se chamar Operação Upatakon 3 (que significa nossa terra) a ação policial que será realizada pela Funai e o Ibama, com apoio da Polícia Federal. A data poderá ser mesmo 09 de setembro, um domingo.

A operação para retirar todos os não-índios, com destaque aos cinco produtores de arroz, é uma determinação do presidente Lula da Silva (PT), que há pelo menos 60 dias cobrou solução definitiva para a reserva indígena. Os produtores já reafirmaram que vão resistir à ação de retirada.

Tanto a Polícia Federal quanto o coordenador do Comitê Gestor de Acompanhamento das Ações do Governo Federal em Roraima negam a operação.

O assessor especial da Casa Civil da Presidência da República e coordenador executivo do Comitê Gestor, José Nagib Lima, disse que existe plano de retirada dos não-índios de dentro da terra indígena, desde a homologação da área, e que o comitê tem buscado a estratégia do convencimento das que permanecem. O objetivo não é usar a força, mas o convencimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.