VOLTAR

Retificação - GT - Cosmologias do Contato - ANPOCS Norte-Nordeste

Anpocs-Nordeste
Autor: Maria Inês Smiljanic (DCS/UFS) e Stephen Baines (DAN/UnB)
17 de Mar de 2003

Prezados(as) colegas,

Entre os dias 05 e 08 de agosto, do corrente ano, será realizado em Aracaju - SE, o XI Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Convidamos os interessados em participar do Grupo de Trabalho Cosmologias do Contato, a enviarem suas propostas até o dia 30 de maio, para os coordenadores do GT. Os resumos devem conter o título, o nome completo e endereço institucional do autor. Deverão ainda ter no máximo 2.000 caracteres, em espaço simples, letra Times New Roman, 12, formato RTF.

Proposta:

Este grupo de trabalho tem por objeto as Cosmologias do Contato. As relações entre os povos indígenas e o estado-nação sempre tiveram um espaço privilegiado na antropologia brasileira mas, até os anos 80, esta questão foi geralmente abordada sob a ótica da sociedade nacional. Os anos 80 foram marcados por trabalhos que buscavam compreender o contato a partir da lógica simbólica dos próprios grupos indígenas. O livro de Júlio Cezar Melatti O Messianismo Krahó, publicado na década de 70, foi um dos primeiros trabalhos a anunciar essa nova abordagem. Este novo aporte teórico sobre a situação de contato foi resultante do crescente número de etnografias sobre os povos indígenas no Brasil e da persistência das sociedades indígenas, diante de 5 séculos de políticas assimilacionistas. Atualmente, um grande número de estudos antropológicos visam compreender como os grupos indígenas resolveram a complexa tarefa de incorporar, em seu universo cosmológico, os eventos decorrentes da situação de contato, tendência exemplificada pelo livro Pacificando os Brancos: Cosmologias do contato no Norte-Amazônico, organizado por Bruce Albert e Alcida Ramos (2002). Desta forma, este Grupo de Trabalho abrirá um espaço de discussão para pesquisadores que estejam desenvolvendo trabalhos sobre essa temática.

Cordialmente,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.