VOLTAR

A respeito dos índios Yanomami

O Estado de São Paulo - São Paulo, SP
07 de Mai de 1981

O Antropólogo Pedro Agostinho da Silva, coordenador da Associação Brasileira de Antropologia, envia uma nota de esclarecimento ao jornal sobre como foi exposta, de maneira distorcida, seu oficio de agradecimento á dois serviços pontuais prestados pela Funai.
O momento é delicado para uma exposição positiva da Funai, quando o órgão aprovou a proposta de demarcar a Terra Indígena em 8 reservas descontinuadas, sem conectividade e cercadas por órgãos que em nada contribuem aos povos indígenas.
Em nota o coordenador afirma que a organização é favorável ao projeto de Terra Indígena proposto pela CCPY e que as intervenções de retirada de garimpeiros e campanha de vacinação organizadas pela Funai, não garantem a proteção aos índios que deve se dar de maneira continuada, sendo a única maneira disto se dar, a partir de uma demarcação contínua de Terra Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.