VOLTAR

Resex Tapajós-Arapiuns fecha 2009 com 1,3 mil casas construídas pelo Incra

INCRA/Santarém
Autor: ICMBio
05 de Jan de 2009

Brasília (05/01/10) - A Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, unidade de conservação de uso sustentável gerida pelo Instituto Chico Mendes no Pará, fecha o ano de 2009 com a marca de 1.300 casas construídas.

Escondidas por enormes paredões naturais (rios e árvores), as casas representam a conquista de milhares de famílias que vivem no coração da Amazônia. As casas que atualmente são erguidas na Resex têm o Crédito Aquisição de Material de Construção repassado pelo Incra como fonte dos recursos. Para cada família, R$ 15 mil são revertidos em material e mão de obra.

Cada moradia tem aproximadamente 50 metros quadrados, com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. A planta é definida pelas próprias famílias beneficiadas. O investimento feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi estimado em R$ 8,2 milhões, garantindo com isso moradia digna para essas famílias.

Embora a competência originária do Incra seja a de atuar em áreas de reforma agrária, um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) permite à autarquia reconhecer as famílias que vivem na Resex Tapajós-Arapiuns e, por conseqüência, implementar políticas públicas de desenvolvimento

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.