VOLTAR

Resex do Baixo Juruá realiza IX Reunião do Conselho Deliberativo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
07 de Jan de 2014

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou em dezembro, com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), a IX Reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, segunda reunião anual de 2013. O evento ocorreu na Escola Estadual Armando Berredo, no município de Juruá, no Amazonas, e contou com a participação expressiva das comunidades da Resex e de moradores da área do entorno da unidade de conservação federal (UC), principalmente das comunidades Gaivotas e São Raimundo, que puderam conhecer as ações da Resex, visando futuramente o pedido de ampliação nestas áreas para o fortalecimento da gestão territorial.

Entre as principais pautas da reunião, a análise do pedido de abertura de roçados em áreas de uso das comunidades da Resex, conforme as regras do Plano de Manejo. Também foram apresentadas informações sobre a desocupação pacífica de indígenas em áreas da UC localizadas no Igarapé Juruapuca, em ação de fiscalização organizada pelo ICMBio, com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Batalhão de Policiamento Ambiental e da Fundação Nacional do Índio (Funai), no mês de novembro.

No encontro foi realizado, com auxílio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), atividade de capacitação dos conselheiros nos princípios e técnicas de monitoramento de recursos pesqueiros, essenciais à gestão da pesca. Foram apresentadas de maneira simples e didática as principais variáveis a serem monitoradas para que seja possível acompanhar, ao longo do tempo, as tendências de produção, esforço de pesca e rendimento financeiro, de forma que se possa conhecer a sustentabilidade da atividade.

Tendo em vista que o Plano de Manejo da Resex do Baixo Juruá completará em 2014 cinco anos de vigência, iniciou-se, por meio de atividade em grupo, o início da revisão do documento, identificando-se os principais pontos a serem revisados no Plano de Utilização, o qual possui as regras para agricultura, criação de animais, pesca, caça e entrada de novos moradores, entre outros. O Conselho Deliberativo também analisou a proposta de cronograma para a atualização do cadastro de moradores da UC, prevista para o primeiro semestre de 2014.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4581-rese…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.