VOLTAR

Resex Chico Mendes é piloto do Luz do Campo

Página 20-Rio Branco-AC
14 de Nov de 2003

As 700 famílias que vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes e pelo menos outras duas mil, todas no município de Xapuri, serão beneficiadas pelo programa de Universalização do Atendimento com Energia Elétrica, que está sendo realizado pela Eletrobras.

A intenção é levar energia elétrica convencional ou alternativa a todas as famílias brasileiras até 2008. Para isso serão investidos R$ 7,5 bilhões financiados pela GTZ, a agência internacional de cooperação técnica do banco oficial da Alemanha, o KFW.

"O programa foi lançado pelo presidente Lula, em Brasília, e simultaneamente em Xapuri, que será a primeira unidade piloto desse trabalho no Brasil. A segunda será uma cidade ainda indefinida no Estado de Alagoas", informou o engenheiro eletricista Ricardo Pessoa, do Programa Luz no Campo.

Ele e o representante da GTZ no Brasil, Rainer Shoer, reuniram-se com o prefeito de Xapuri, Júlio Barbosa, e representantes da comunidade na sede da Cooperativa Agroextrativista de Xapuri (Caex). Depois visitaram o seringal Cachoeira.

Segundo ele, a primeira providência é identificar quem são os moradores da zona rural do município e determinar a localização de suas moradias por meio do sistema de geoposicionamento por satélite.

Representantes dos trabalhadores rurais explicaram que todas as 700 famílias que vivem na reserva estão identificados e suas moradias já localizadas via satélite. Já as mais de duas mil que vivem fora da reserva, embora estejam identificadas, suas moradias não estão geolocalizadas.

O prefeito Júlio Barbosa lembrou que a instalação da energia elétrica na zona rural de Xapuri será a realização de um antigo sonho. "A Eletrobras está oferecendo redes de distribuição ou a capacidade de gerar energia utilizando gás e até solar. Mas, para nós, mais importante do que ter luz em casa é usar essa energia para produzir alguma coisa que gere emprego e renda", afirma o prefeito.

Ele lembrou que a questão da energia está na pauta do dia da bancada acreana. Tanto que o próprio senador Sibá Machado tem defendido no plano nacional, e até na Europa, a geração de energia por meio da queima de óleos vegetais.
(Juracy Xangai-Página 20-Rio Branco-AC-14/11/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.