VOLTAR

Reservas extrativistas da Amazônia ganham conselho deliberativo

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Sandra Tavares
09 de Nov de 2010

O Diário Oficial da União da sexta-feira (5) trouxe as portarias de criação dos conselhos deliberativos das reservas extrativistas Médio Purus e Rio Ituxi, ambas no Estado do Amazonas. O objetivo dos conselhos é contribuir, por meio de deliberações de seus representantes, para a efetiva implantação e implementação das unidade de conservação, incluindo a execução de seus planos de manejo.

O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Médio Purus, como detalha a portaria de n 112/2010, é composto, além do ICMBio, por instituições como Ibama; Incra; Funai, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lábrea; Universidade Federal do Amazonas e Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus, entre outras.

Já o conselho da Resex do Rio Ituxi, conta com representantes da Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembleia de Deus do Rio Ituxi; Comissão Pastoral da Terra; Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do estado do Amazonas, entre outros.

Os conselhos deliberativos serão presididos por servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O regimento interno dos conselhos deverá ficar pronto em 90 dias, contados a partir de sua posse, em data a ser marcada.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/reservas-extrativistas-da-amazonia-ga…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.