VOLTAR

Reservas Extrativistas

O Eco
27 de Jun de 2007

A porteira abriu

A burocracia ambiental do governo federal tem prontinhos, à espera apenas do jamegão presidencial, os decretos para a criação de 15 Reservas Extrativistas (Resex). Sete delas estão fora da Amazônia, onde as Resex se consolidaram como parte da política de conservação de Brasília. A maioria tem como localização o cerrado, onde no ano passado foi instalada a primeira Resex não-amazônica do país. É o caso da futura Resex Chapada Limpa, no município de Chapadinha, Maranhão.

Litorânea

No que depender do ministério do Meio Ambiente (MMA), os manguezais de nossa costa também farão sua estréia no universo das Reservas Extrativistas. A primeira delas já está definida. Será a de Cassurubá, no município de Caravelas, litoral baiano. A Mata Atlântica e a Caatinga, pelo menos por enquanto, continuarão livres do extrativismo com chancela oficial.

Triunfo

Entre as 8 Reservas Extrativistas prontas para serem criadas na Amazônia está a Renascer, no município de Prainha, próximo do traçado da rodovia Transamazônica no Pará. No ano passado, o governo paraense tentou criar ali, zona de intensos conflitos fundiários, uma Floresta Estadual. Os locais se rebelaram. Queriam virar Resex Federal.

Mais unidades

Além das 15 Reservas Extrativistas, o MMA aprontou também os decretos para a criação de uma Floresta Nacional e dois Parques Nacionais no Amazonas, três Refúgios de Vida Silvestre e uma Reserva Biológica na Bahia. Na mesma gaveta, estão guardados decretos de ampliação de uma Estação Ecológica, Cuniã em Rondônia, da Floresta Nacional de Balata Tufari no Amazonas, e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, na região Sudeste.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.