VOLTAR

Reservas do Acre ficam fora do ecoturismo

A Tribuna-Rio Branco-AC
12 de Ago de 2002

Embora a criação das Reservas Extrativistas tenha sido uma idéia do sindicalista Chico Mendes, o Acre não foi incluído nas oito reservas que tiveram liberada nesta semana a exploração do ecoturismo em suas terras. No Acre temos as reservas extrativistas Chico Mendes e a do Alto Juruá, que vêm sendo estudadas e a população treinada para que comecem a receber ecoturistas, ainda num futuro incerto.

É sempre bom lembrar que o turismo é hoje a terceira maior indústria criadora de emprego e renda no mundo e que não causa prejuízos ao meio ambiente, além de ser uma atividade de lazer e diversão.

O projeto mais adiantado de ecoturismo em nosso Estado é o que vem sendo desenvolvido na área do Assentamento Extrativista do Cachoeira, há mais de dois anos por equipes do Ibama e da Secretaria Executiva da Indústria, Comércio e Turismo (SEICT) com recursos do governo federal no programa Pró-ecotur.

Todo esse trabalho é feito sob a supervisão direta de Elias Mansour Macedo que é o direito do departamento de turismo da SEICT, segundo o qual moradores das reservas Chico Mendes, especialmente de Brasiléia e Xapuri, bem como as do Alto Juruá, em Marechal Thaumaturgo, foram primeiro esclarecidas sobre o que é o projeto do ecoturismo e então passaram a receber treinamento para atender os visitantes.

"As pessoas estão sendo capacitadas para o atendimento no Cachoeira, por exemplo, estamos construindo uma pousada para turistas a pedido da própria comunidade que já tem lá um redário para atender os visitantes, mas é preciso muito mais", reconhece ele.

O projeto de exploração ecoturístico das reservas extrativistas acreanas vem realizando investimentos com recursos do BID e do Ministério do Meio Ambiente, como parte de um projeto maior que examina as condições para esse trabalho em toda a Amazônia.

"Neta primeira fase levantam-se as potencialidades e dá-se manutenção aos serviços que já existem. Na segunda fase haverá os investimentos para o que a idéia é investir pelo menos US$ 200 milhões para toda a Amazônia, volume de recursos igual à que foi investido para ativar o turismo em todo o nordeste".

Enquanto os turistas não vêm e nem há uma data certa para que o Acre consolide, de fato, seus pólos ecoturísticos, pelo menos a proteção das áreas vai sendo garantida, já que o Ibama está concluindo agora a demarcação da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá, que toma também parte do município de Jordão.

RESERVAS EXISTENTES

Chico Mendes com 970.570 hectares e 7.500 famílias
Alto Juruá com 506.186 família e 3.600 famílias
(-A Tribuna-Rio Branco-AC-12/08/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.