VOLTAR

Reservas ambientais da região enfrentam problemas na preservação

Jornal da Parnaíba - http://jornaldaparnaiba.blogspot.com
07 de Set de 2010

A Planície Litorânea do Piauí é considerada como área de várias reservas ambientais, dentre as quais podemos citar o Delta do Rio Parnaíba, o município de Cajueiro da Praia com o peixe-boi-marinho, a praia da Barra Grande e o cavalo-marinho.

Bem como toda a extensão de praia do litoral do Piauí, que compreende 66 quilômetros, onde desovam as cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no país. Saindo da linha de praia, porém ainda na Planície Litorânea podemos observar centenas de hectares de propriedades particulares no município de Caxingó onde mamíferos como o macaco Guariba da Caatinga, pássaros raros como a mãe-da-lua, répteis de várias espécies como jacarés, cobras e lagartos, além de uma infinidade de seres vivos que compõem a fauna e flora vivem harmoniosamente.

Todas estas reservas naturais da região são ameaçadas diariamente pela ação do homem, os proprietários de fazendas no município de Caxingo, por exemplo, recebem com frequência animais apreendidos pelo Ibama para serem soltos nestas reservas, mas ao contrário do que se pode imaginar o trabalho destes proprietários não acaba por aí, eles acabam sendo guardiões destas áreas para que ação do caçador não acabe com a preservação ambiental do local. É o caso das fazendas Trapiá, Santo Antônio e Árvores Verdes.

Estas áreas, apesar de estarem tramitando para serem reconhecidas por órgãos federais, não recebem qualquer tipo de auxílio extra para o trabalho. Seus proprietários fazem campana por vários dias para evitar que a caça clandestina acabe com a tranquilidade animal destas reservas, entretanto estes mesmos proprietários acabam sofrendo sanções judiciais pelo fato dos homens que realizam a caça indiscriminada se sentirem prejudicados pela proteção ambiental realizada, mesmo não havendo necessidade alimentar para a prática.

É comum na Justiça local tramitarem processos de caçadores que praticam este tipo de ilícito e levam os proprietários destas reservas aos tribunais pelo impedimento da caça. Mesmo sendo áreas reconhecidas pelo Ibama e com biólogos trabalhando constantemente em pesquisas de comportamento reprodutivo e alimentar de espécies ameaçadas de extinção. O Proparnaiba.com vai acompanhar ainda neste mês de setembro o julgamento de processos desta natureza que serão realizados na cidade parnaibana.

http://jornaldaparnaiba.blogspot.com/2010/09/reservas-ambientais-da-reg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.