VOLTAR

Reserva perdeu cerca de 95% da extensão original

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
19 de Set de 2002

A Reserva Jarudore, demarcada em 1912 pelo marechal Cândido Rondon, com uma extensão de 100 mil hectares, perdeu oficialmente mais de 95% da sua extensão, conforme Agnaldo Timóteo Comaecureu.

Segundo ele, a primeira invasão registrada ocorreu em 1945 e foi promovida por colonizadores ligados às autoridades que governavam o Estado.

A prova é que em 22 de agosto do mesmo ano, o Diário Oficial publicou a portaria 1.532, assinada pelo então governador Crescêncio da Silva, reduzindo a reserva para 6 mil hectares.

A nova demarcação da área, entretanto, só foi iniciada três anos depois. Com as sucessivas invasões dos colonizadores, os índios só conseguiram assegurar 4,7 mil hectares para o governo federal homologar como reserva.

Mesmo assim, a área continuou a sofrer invasões. No local, hoje, está cravado o município de Jarudore, formado essencialmente por população branca, enquanto os índios que viviam na região se espalham pelas periferias das grandes cidades de Mato Grosso ou em reservas de outras tribos, como a dos xavantes.

Durante a tarde de ontem, a reportagem do jornal A Gazeta não conseguiu ouvir a Funai. O superintendente, Ariovaldo José dos Santos, estava viajando e seu substituto eventual não compareceu ao trabalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.