VOLTAR

Reserva no sul da Bahia ganha conselho e nova embarcação

CI-Brasil - www.conservacao.org
11 de Nov de 2009

Amanhã, 12 de novembro, representantes das comunidades de pescadores, de órgãos governamentais, de ONGs e do setor privado que atuam na região da Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras tomarão posse como membros de seu Conselho Deliberativo. Formalmente criado por meio de portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no último dia 02 de setembro, o Conselho contribuirá para fortalecer a implementação da Resex Canavieiras e para ampliar a interlocução com outros atores sociais que trabalham pela proteção dos recursos naturais, valorização da cultura e melhoria do modo de vida na região. O diretor de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do ICMBio, Paulo Maier, estará presente e dará posse aos novos membros do Conselho.

Na ocasião, a Associação Mãe dos Extrativistas da RESEX Canavieiras receberá também sua primeira embarcação, que será usada para atividades de interesse coletivo na área da reserva, como transporte escolar, transporte de comunitários para reuniões e turismo comunitário. A embarcação, denominada "Verde Esperança" pela comunidade de pescadores, foi doada pela Invest Tur - empresa constituída para investir no setor turístico de lazer e de negócios, incluindo hotéis e projetos de segunda moradia - e pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), como parte do Programa Envolver. A iniciativa visa o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento sustentável na reserva, e conta também com o apoio e parceria de entidades como ICMBio, PANGEA, Iesb, Ecotuba, Amova, Fundação SOS Mata Atlântica, Associações e Colônia de Pescadores de Canavieiras.

A embarcação da "Verde Esperança" foi construída no estaleiro da Fundação para Desenvolvimento de Comunidades Pesqueiras Artesanais (Fundipesca), que desenvolveu um projeto exclusivo para atender as necessidades da Resex. A Fundação também capacitou um grupo de pescadores para realizar sua manutenção e construir futuras embarcações em fibra de vidro.

Desenvolvimento sustentável - Para Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da CI-Brasil, "a Reserva de Canavieiras tem hoje uma forte agenda social e ambiental, com projetos conquistados pelas comunidades e pelos parceiros governamentais, não governamentais e da iniciativa privada. Temos hoje em Canavieiras um exemplo de como uma área protegida pode trazer benefícios reais não só para o meio ambiente, mas para as comunidades que dele dependem". Exemplos assim estão se disseminando na Bahia e no Brasil, especialmente em áreas de Reservas Extrativistas e no entorno de parques nacionais e outras categorias de áreas protegidas. "Este é o verdadeiro desenvolvimento sustentável", completa Dutra.

Para mais informações

Conservação Internacional - Programa Marinho
Guilherme Dutra
Tel: (71) 2201-0700
E-mail: g.dutra@conservacao.org

Associação Mãe dos Extrativistas da Resex Canavieiras
Ernesto Monteiro de Almeida
Tel: (73) 9997-7695
E-mail: emonteirodealmeida@yahoo.com.br

Invest Tur
Fernanda Pannunzio
Assessora de Comunicação
Tel: (11) 3577-2302
Celular: (11) 9668-7249
fernanda.pannunzio@investtur.com
www.investtur.com

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.