VOLTAR

Reserva biológica na Paraíba cria conselho consultivo

ICMBio - www.icmbio.gov.br
30 de Set de 2008

Depois de um processo de discussão que durou dois anos, 16 representantes de entidades e órgãos do governo federal criaram, no início deste mês, o Conselho Consultivo da Reserva Biológica (Rebio) Guaribas, na Paraíba. A Rebio é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A assembléia-geral de constituição do conselho foi realizada na sede da Rebio, situada no município de Mamanguape (PB). Sob o comando do chefe da unidade de conservação, Ivaldo Marques da Silva, os participantes deliberaram também sobre a criação de uma agenda de trabalho.

Eles definiram ainda que a elaboração do regimento interno do conselho deverá acompanhar a implementação e, se for o caso, a revisão do Plano de Manejo. Pela Lei no 9.985/2000 e o Decreto no 4.340/2002, o regimento deve ser instituído 90 dias após a instalação do conselho,

Segundo Silva, a criação do conselho consultivo, ponto culminante do processo de consolidação da unidade de conservação, inaugura uma nova fase na gestão da Rebio. Atende também a vários segmentos sociais localizados na zona de amortecimento, em especial, aos agricultores e aos indígenas, bem como às prerrogativas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Na assembléia de fundação, os técnicos ICMBio apresentaram um breve relato do Plano de Manejo e realizaram uma caminhada ao longo da reserva com os conselheiros para que eles verificassem o estado de conservação do patrimônio natural da Rebio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.