VOLTAR

Reserva Biológica do Uatumã promove evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente

ICMBio
02 de Jun de 2008

Brasília (02/06/2008) - A Reserva Biológica do Uatumã, no Amazonas, em parceria com a Escola Municipal de Balbina, promove entre os dias 2 e 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente e Ciências Naturais na Vila de Balbina. O objetivo é sensibilizar os comunitários do entorno da reserva biológica para as questões ambientais e de pesquisa, enfatizando a importância da reserva biológica para a geração de conhecimentos com envolvimento comunitário-científico.

Entre as atividades estão a visita hoje (2), dos alunos da Educação Infantil ao Projeto Peixe-Boi. Amanhã (3) alunos de 8 e 9 anos participam da Oficina de Botânica com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Na quarta-feira (4), durante a manhã, será feira apresentação de trabalhos científicos que o Inpa desenvolve dentro da reserva para a comunidade e à tarde uma oficina de Saúde Pública, coordenada pela equipe de agentes de saúde da Vila.

Na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um programa especial de rádio, pensado e realizado por alunos da escola local, será levado ao ar, fechando o dia com uma passeata ecológica na Vila. Sexta-feira (6), dia do aniversário da Rebio Uatumã, o chefe da reserva apresentará pela manhã os trabalhos que foram e estão sendo desenvolvidos sobre a reserva, entre eles o de pesquisa, educação ambiental, fiscalização e envolvimento comunitário. À tarde acontece a oficina sobre Sustentabilidade, ministrada pelo Programa de Educação Ambiental da Rebio Uatumã (Pearu).

Todas as noites, de segunda (2) a quarta (4) haverá sessões de cinema no Bosque da Vila. Já na quinta-feira (5) será promovida apresentação teatral na Escola de Balbina e na sexta-feira (6) apresentação cultural na escola. Durante a semana, o evento ocorrerá simultaneamente com atividades relacionadas ao Projeto Galo-da-Serra, do Inpa nas comunidades da AM 240 e BR 174.

A realização do evento conta com as seguintes parcerias: Rebio Uatumã, Escola Municipal de Balbina, Inpa, Administração de Vilas e ARS da Manaus Energia S/A., Rádio Comunitária Vale do Uatumã, Projeto Peixe-Boi, Projeto Galo-da-Serra e Secretaria Municipal de Cultura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.