VOLTAR

Representantes indígenas levam propostas ao Governo

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Val Rodrigues
10 de Jul de 2003

O Governador Marcelo Miranda recebe hoje, às 17 horas, no Palácio Araguaia, representantes das nações indígenas do Tocantins e assiste a uma apresentação de dança da etnia Javaé

Ontem, líderes das nações indígenas e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) participaram de encontro, no Museu Histórico do Tocantins, com a presidente da Fundação Cultural do Estado, Meire Maria Monteiro, para discussão das políticas culturais indígenas no Tocantins.

Na primeira parte do evento, pela manhã, os índios apresentaram suas propostas e fizeram reinvindicações. Mas a cultura não foi o principal foco. Eles solicitaram melhorias de transporte, saúde, educação, exploração do turismo, cursos de formação profissional para seus jovens, repasse do ICMS Ecológico para as nações indígenas, que seria utilizado na fiscalização e proteção das áreas ambientais onde vivem e a criação de um órgão específico no Governo Estadual para tratar especialmente de assuntos indígenas.

Meire Maria expôs aos líderes indígenas a importância de sua cultura como meio para se chegar as suas reinvindicações. "A sua cultura é a sua maior força, as outras benfeitorais vêm mais fácil com o resgate, divulgação e fomento dela", disse a presidente, explicando que a valorização da cultura atrai o turismo, cria a necessidade da melhoria da infra-estrutura e gera renda, que vai ser utilizada dentro de suas comunidades.

Meire afirmou que todas as reinvindicações dos índios serão levadas ao Governo do Estado e propôs a criação de um fórum permanente da cultura índigena, que teria como base Palmas. Um primeiro fórum aconteceria durante a realização dos Jogos Índigenas previstos para o final deste ano, com palestras e discussões sobre o artesanato, a alimentação, o turismo, língua e outros aspectos culturais dos povos índigenas.

O administrador da Funai de Gurupi, Álvaro Dias, presente no evento, disse que os índios têm razão em fazer suas reinvindicações, já que realmente estão precisando de uma maior assistência. Para ele, a valorização da cultura é necessária e deve ser aliada a outras medidas.

Meire comentou sobre a industrialização da cultura dos povos indígenas, a exemplo do Festival de Parintins, na Amazônia, que reúne milhares de turistas do mundo inteiro e promove renda, que é revertida para os próprios índios, o que pode vir a acontecer também no Tocantins

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.