VOLTAR

Representantes de entidades recebem capacitação para formação de conselho consultivo do Mosaico do Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
Autor: Edvânia Peregrini
17 de Set de 2013

"Um importante passo para a constituição do Mosaico do Jalapão", considerou o gerente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional - Jica, Koji Asano, sobre a Oficina para Formação do Conselho Consultivo do Mosaico. O treinamento iniciou na manhã desta terça-feira, 17, e segue até a próxima quinta, 19, no auditório da sede Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, em Palmas.

Conduzido pelo consultor da Jica, Marcos Pinheiro, o encontro tem por finalidade capacitar representantes de entidades para a formação dos primeiros titulares que irão compor o conselho consultivo.

Segundo o consultor, esse conselho permitirá aos gestores sincronizar as ações de proteção, educação e monitoramento ambiental; resolver conflitos, otimizar e potencializar recursos humanos, materiais e financeiros, posicionar quanto a questões de licenciamento ambiental, captar investimentos entre outras ações para o fortalecimento da gestão participativa da unidade.

Para o presidente do Naturatins, instituição parceira do projeto Mosaico do Jalapão, a criação e constituição desse projeto consistirão em benefícios para uma região que tem carências e necessidades no processo de crescimento ordenado.

Durante a abertura, o representante do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio, Allan Crema, que acompanha há quatro anos os 14 mosaicos federais criados, destacou que um dos principais avanços alcançados no Projeto Mosaico do Jalapão é a publicação do Plano estratégico, mesmo que ainda em versão preliminar, e que este é o momento para que todos deem suas contribuições para a versão final do documento.

O treinamento conta com a participação de representantes do Naturatins, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Mateiros, Santa Rita de Cássia (BA), a Associação dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto (BA), e gestores de Unidades de Conservação, instituições de ensino e representantes de ONGs da região.

Além do treinamento, os participantes irão debater os parâmetros para a elaboração do regimento interno do Mosaico, conhecer o projeto, e ainda discutir a atualização do Plano de Ação Integrado, avaliando as ações anteriores, e buscando as contribuições de cada participante na elaboração da versão final.

Mosaico

O mosaico é a gestão integrada e participativa de um conjunto de Unidades de Conservação, que estejam próximas, sobrepostas ou justapostas. Este instrumento de gestão integrada tem a finalidade de ampliar as ações de conservação para além dos limites das UCs, compatibilizando a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional (art. 26; SNUC).

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/9/17/representantes-de-entidad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.