VOLTAR

Reportagem de A GAZETA mobiliza deputado sobre descaso com indígenas em Sena

A Gazeta-Rio Branco-AC
03 de Abr de 2003

Baseado na reportagem da edição de A GAZETA de terça-feira, 1 de abril, sobre o descaso com as populações indígenas em Sena Madureira, o deputado Moisés Diniz (PC do B), enviou requerimento a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, para que todos os dirigentes de órgãos governamentais e não governamentais sejam convidados a participar de uma reunião no município juntamente com a prefeita, os deputados que representam aquela comunidade e a vereadora responsável pela denúncia, Vânia Pinheiro (PPS), a fim de solucionarem o caso.

Em Sena Madureira existem atualmente cerca de 2.500 índios, que perambulam pelas ruas sem receber o mínimo de assistência médica, educacional e segurança por parte do município ou do governo do Estado. Entre as etnias existentes no município destacam-se as tribos Kaxinawás, Jaminawas e os Manchineris.

De acordo com Moisés, os índios de Sena Madureira são algumas das populações mais sofridas com o abandono, estando a maioria entregue a miséria e ao alcoolismo. "Precisamos nos unir para acabar com o sofrimento e o abandono desse povo. Temos que cobrar das autoridades competentes ações que solucionem os problemas dessas populações", disse o deputado, que obteve 20% de sua votação advinda das populações indígenas do Vale Juruá.

Na sessão de ontem na Aleac, o deputado Edvaldo Magalhães sugeriu que a Casa realize no próximo dia 17, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Índio, que acontece dia 19 deste mês. Segundo ele, um dos papéis do parlamento deve ser o de chamar a atenção da sociedade para a importância dos povos indígenas no Acre.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.