VOLTAR

Remédios, testes rápidos e médicos serão enviados a indígenas da etnia Tiriyó no Sul do AP

G1 AP - g1.globo.com/ap
07 de Jun de 2020

Operação, que atuará na região do Parque do Tumucumaque, também fará entrega de EPIs.

Por G1 AP - Macapá

07/06/2020 13h47 Atualizado há 3 anos

Indígenas da etnia Tiriyó, com as aldeias localizadas no Sul do Amapá, receberão apoio para prevenção da Covid-19 nas localidades. Mesmo sem casos confirmados da doença, a população tradicional terá acesso a testes rápidos, remédios, EPIs e uma equipe médica.

Além disso, outras áreas dos Tiriyós, que fazem fronteira com o estado do Pará e o país Suriname, também terão o auxílio. O governo do Amapá estima que cerca de 1,8 mil indígenas vivam nesses locais. As aldeias ficam na região do Parque do Tumucumaque.

Ainda de acordo com o Executivo estadual, ao todo serão 300 testes rápidos disponibilizados e uma equipe de saúde composta por médicos, biomédicos e enfermeiros.

A Operação Tiriyó tem apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e do Norte do Pará (Dsei) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Não foi informado o dia da viagem até as aldeias dos povos tradicionais.

Até o dia 26 de maio, o Dsei tinha a confirmação de cinco casos de Covid-19 dentro de aldeias do território do Amapá. São elas, a terras indígenas do Kumarumã e Lençol, ambas no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá.

As comunidades estão em quarentena, informou o Dsei. De acordo com o governo do Amapá, nas aldeias da região de Oiapoque vivem cerca de 9 mil indígenas. A prefeitura do município diz que a situação dos casos confirmados da Covid-19 é considerada estável.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/06/07/remedios-testes-rapido…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.