VOLTAR

Relatos sobre ações de saúde marcam lançamento de programa com povos Yanomami e Ye'kwana

UFMG - https://www.ufmg.br/proex/noticia/
28 de Ago de 2023

Relatos sobre ações de saúde marcam lançamento de programa com povos Yanomami e Ye'kwana
Enfermeira compartilhou na UFMG experiências marcantes de atuação na Terra Indígena Yanomami

Relatos sobre crise humanitária marcam lançamento de programa da UFMG com os povos Yanomami e Ye'kwana

Enfermeira fez apelo por mais educação e saúde para as populações | Foto: Comunicação Proex/UFMG

Relatos impactantes da enfermeira dos povos yanomanis Eliane Clara Opoxina marcaram o lançamento público do Programa de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami/Ye'kwana, da UFMG.

O evento ocorreu na sexta-feira, dia 25 de agosto, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.

Natural de Barbacena (MG), Opoxina trabalha no Distrito Sanitário Indígena Especial (Dsei) Yanomami. Ela teve atuação destacada na crise humanitária enfrentada por esses povos no norte do país.

Genocídio lento

Ela denominou os problemas enfrentados por essas comunidades de "genocídio lento, o qual se agravou entre 2020 e 2021, antes de a crise humanitária se tornar conhecida nacional e internacionalmente, no início de 2023".

Em 2012, ela chegou à Terra Indígena Yanomami para prestar assistência em saúde a casas coletivas que ficam em regiões isoladas da Floresta Amazônica.

Ela relatou que se deparou com "vários tipos de negligências", como a desestruturação das equipes de saúde, a degradação ambiental provocada pelo garimpo e as doenças. "Foram muitos os desafios, principalmente no que se refere ao combate à malária, à desnutrição infantil aguda e ao surto de covid-19", disse.

A enfermeira também deixou uma mensagem de esperança. "A pedido das lideranças indígenas, deixo aqui meu apelo por mais educação e saúde para os yanomamis, principalmente para os mais jovens, que representam uma parcela significativa dessa população".

Ela acrescentou que está feliz de "a UFMG enveredar por um caminho de mais educação e saúde para esses povos, já que essas comunidades precisam de direitos básicos para atender às suas necessidades".

Rede interinstitucional

A conversa com a enfermeira Eliane Clara Opoxina inaugurou as atividades públicas do Programa de Extensão em Direitos Humanos, Educação e Saúde Yanomami/Ye'kwana.

Essa iniciativa compreende uma rede interinstitucional lançada recentemente pela UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), para desenvolver projetos articulados de educação e saúde com essas populações.

A rede é formada por entidades e instituições como a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME), o Instituto Socioambiental (ISA) e outras universidades federais.

O Grupo de Trabalho (GT) da UFMG à frente do programa é integrado por docentes e discentes da Faculdade de Educação (FaE), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina.

https://www.ufmg.br/proex/noticia/relatos-sobre-acoes-de-saude-marcam-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.