VOLTAR

Relatório aponta 60 assassinatos de indígenas no país em 2008

Uol Notícias - http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/05/04/ult5772u3830.jhtm
Autor: Claudia Andrade
04 de Mai de 2009

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) divulgou nesta segunda-feira (4) números do relatório "Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil". De acordo com a Organização Não Governamental, ocorreram 60 assassinatos de indígenas em todo o país, no ano passado. Em comparação com 2007, houve uma diminuição de 32 casos.

No entanto, a ONG contabilizou 34 suicídios em 2008, seis a mais do que no ano anterior. Todos eles do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul.

"Esses casos de suicídio geralmente decorrem da não demarcação de terras indígenas, que leva ao confinamento e à desestruturação dos povos", afirmou Saulo Feitosa, representante da organização, que é vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Para ele, a situação não aponta sinais de mudança "porque há uma pressão muito grande do agronegócio e, por isso, o governo acaba atrasando a demarcação".

Em relação aos assassinatos, o foco de violência, ainda segundo o relatório, continua sendo os Guarani Kaiowá. Em 2008, foram registrados 42 assassinatos de pessoas desse povo, ou 70% do total.

Em 2007, dos 92 assassinatos registrados, 53 foram de Guarani Kaiowá (58% do total). Para os organizadores da pesquisa, a maioria dos casos ocorreu no contexto de brigas, muitas delas entre familiares, o que também seria resultado da desestruturação dos povos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.