VOLTAR

Relator da ONU está no Brasil para conhecer política indigenista

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br
Autor: Ana Luiza Zenker
14 de Ago de 2008

Brasília - O relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, se reuniu hoje (14), separadamente, com o ministro da Justiça, Tarso Genro; o ministro-chefe da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Paulo Vannuchi, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.

De acordo com a assessoria da Funai, que acompanha a visita do relator ao Brasil, nos encontros não foram tratados temas específicos sobre alguma área indígena.

O relator da ONU, que fica no país até o dia 25 como observador, só fez perguntas genéricas sobre a situação dos índios e a política indigenista brasileira.

Anaya segue amanhã (15) para visitas a Mato Grosso, ao Amazonas e a Roraima, onde deve visitar a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com o Centro de Informações da ONU no Brasil, nessas visitas o relator deve se reunir com representantes do governo, de comunidades indígenas e de setores da sociedade civil.
James Anaya não deve falar à imprensa até o final das suas visitas.

O relator deve elaborar um relatório do que observou no país, que será apresentado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.