VOLTAR

Regional Escritório Nacional

GTA-Manaus-AM
11 de Out de 2005

Amazônia aprova 53 novos pontos de cultura

(GTA) - O presidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou nesta semana, em uma histórica visita ao ponto de cultura da favela Heliópolis, em São Paulo, os projetos aprovados no segundo edital do programa Cultura Viva. Uma das propostas mais inovadoras da gestão do ministro Gilberto Gil, agora com apoio das bolsas de primeiro emprego do Ministério do Trabalho e das antenas de conexão gesac do Ministério das Comunicações, o programa incluiu 53 novos pontos de cultura na Amazônia Brasileira ainda a serem contratados.

ACRE: Interação Indígena Digital (Associação Ashaninka Apiwtxa/Marechal Thaumaturgo), Centro de Formação dos Povos da Floresta (OPIAC/Rio Branco) e mais três pontos do governo estadual em Cruzeiro do Sul (Pontão Náuas) e em Rio Branco (Pontão Aquiry e Rede de Casas de Leitura).

AMAZONAS: Centro Popular de Cultura (União dos Estudantes do Amazonas /Manaus), Projeto Boralá (Comunidade Sol/Manaus), Sapiens Circus (Instituto Certi/Manaus) e Amigas da Cultura e Esporte (Associação Interracial de Mulheres Guerreiras/Tabatinga).

AMAPÁ: Fome de Livro na Quebrada (MHHOB Hip Hop/Macapá) e mais um ponto do governo municipal em Santana (Materializando Sonhos).

MARANHÃO: Cultura Viva Timbira (CTI Krahô/Carolina), Cultura Quilombola (Associação Cultural de Penalva), Arteiros do Jaraca (Fórum DLIS Jaracaty/São Luís), Laboratório de Arte (Laborarte/São Luís), Fanti Ashanti (Tenda São Jorge/São Luís), Tambores da Ilha (Instituto Bem Comum/São Luís), Tambores do Maranhão (Centro Iemanjá Yemonwa/São Luís), Santo de Casa (Fundação de Cultura/Viana) e mais os pontos de governo municipal em Anapurus (Resgate Cultural), Cururupu (Verde das Reentrâncias), Pinaré Mirim (Engenho das Artes), Poção das Pedras (Balcão de Cultura), Porto Franco (Ponto Cultural) e Bernardo do Mearim (Ponto Cultural).

MATO GROSSO: Meri Ori Eda (Instituto de Tradições Indígenas/General Carneiro), Centro Universitário de Cultura (UNE/Alto Araguaia), Apowe (Aliança Xavante do Roncador/Água Boa), Diversão e Ciência (Associação de Produtores Caseiros/Cuiabá), Nós da Cidade (Amigos do Museu Rondon/Cuiabá), Batuque Literário (Amigos do Livro/Cuiabá) e mais um ponto de governo municipal em Barra do Garças (Núcleo Baé).

PARÁ: Ponto Ananin (Argonautas/Ananindeua), Arraial do Saber (Instituto Pavulagem/Belém), Mestre Cambota (Artesanato de Miriti/Abaetetuba), Cultura Marajoara (Museu do Marajó/Cachoeira do Arari), Reconquistar Cidadania (Sociedade Alternativa/Soure), Ponto no Xingu (Fundação Tocaia/Vitória do Xingu), Galpão de Artes (Associação de Artistas/Marabá), Ampliarte (Instituto Ampliar/Belém), Capacitação Popular (Grupo Cultural Iaçá/Belém), Ponto Amazônico (Associação de Difusão Cultural/Belém) e um ponto de governo municipal em Belterra (Resgate Mani Takuara).

RONDONIA: Resgate da Cultura Camponesa (Associação de Produtores Alternativos/Ouro Preto do Oeste), Quilombolas do Guarapé (Associação Quilombolas/Costa Marques), Produção Kapivari e Karitiana (Centro de Cultura Indígena/Porto Velho) e mais um ponto de governo municipal em Ariquemes (Arte e Vida).

RORAIMA: Bruxa Tá Solta (Grupo Teatral Bruxa/Rorainópolis), Produção Audiovisual Indígena (Centro de Produção dos Povos/Boa Vista) e mais um ponto de governo municipal em Boa Vista (Rede Cultural).

TOCANTINS: No Bico da Cultura (Associação Cultural Acema/Tocantinópolis), Ponto Tabokaçu (Instituto Tabokaçu/Palmas) e mais um ponto de governo municipal em Palmas.

Nota GTA: A rede amazônica de pontos de cultura já conta com diversas iniciativas que vêm interagindo com a rede, como os pontos de cultura Nortão Matogrossense (MT), Navegar Amazônia (AP), Agenda 21 de Rondon do Pará (PA), Quilombo do Flechal (MA) e Hip Hop da Floresta (RO), estando em andamento a implementação dos pontos Vozes da Floresta (RR e AP), assim como outras iniciativas já existentes de outros projetos. Parabéns e boa sorte aos novos pontos de expressão e divulgação cultural da floresta!

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.