VOLTAR

Refúgio de espécies ameaçadas pode virar área de reserva em Santa Catarina

G1
04 de Out de 2007

Foram feitas 8 consultas públicas sobre criação da área de reserva na Baía de Babitonga.

Objetivo é organizar atividades já existentes e preservar animais.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes querem criar a primeira reserva de fauna do país no Litoral de Santa Catarina. Oito consultas públicas foram feitas na região para saber a opinião dos moradores sobre esse assunto. A baía de Babitonga é um refúgio de várias espécies em extinção.

A baía da Babitonga tem área de 170 quilômetros quadrados de água e mais de 6 mil hectares de mangue que serve de berçário e fonte de alimento para peixes, crustáceos e moluscos.

A Babitonga é o refúgio de muitas espécies ameaçadas, como o gigante mero, um parente da garoupa, que pode pesar até 400 quilos. Também é o lar de 200 botos cinza e da toninha, o menor dos golfinhos brasileiros, que corre risco de extinção.

"Aqui na baía de Babitonga, nós temos a única região que tem sua população residente de toninhas. E a falta de conservação e a destruição desta área colocará em risco essa população que é única", diz a bióloga Marta Cremer.

A Babitonga convive com o homem há 503 anos, desde a fundação de São Francisco

do Sul. Hoje, a baía está cercada por cinco municípios - são 800 mil. E a baía sente a poluição de esgotos domésticos e de dejetos industriais.

Os dois mil pescadores da Babitonga reclamam da queda na produção. "Tem muito pescador e pouco peixe", diz Wellington Corrêa.

Com a reserva de fauna, o Ministério do Meio Ambiente quer evitar a construção de quatro terminais marítimos de cargas na baía, onde já funciona o porto de São Francisco do Sul.

"A gente vai compatibilizar as atividades que hoje já existem, como o porto, a pesca, a maricultura e o turismo, com a proteção das espécies que habitam essa região e que são muito importantes. Algumas delas, inclusive, ameaçadas de extinção", diz a bióloga Ana Maria Rodrigues.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.