VOLTAR

Referência curricular indígena é tema de debate entre educadores

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
07 de Ago de 2009

A Secretaria de Educação realizará no período de 17 a 20 de agosto, uma programação especial como parte da Semana de Estudos e Proposições do Referencial Curricular Estadual Indígena. As atividades serão realizadas no auditório do CefoRR, pela manhã e tarde, sob a coordenação das Divisões de Fortalecimento do Currículo e Educação Indígena.

Serão quatro dias de atividades com a seguinte sistemática: dia 17 - técnicos de setores da SECD vão se reunir no período da tarde; dia 18, haverá uma explanação sobre o Referencial Curricular; dia 19, palestra sobre currículo indígena, com a professora doutora Dulce Pompeo, e serão repassadas temáticas sobre currículo intercultural, legislação, metodologia e avaliação; e, no dia 20, encerramento dos trabalhos.

A intenção é ampliar a compreensão de currículo escolar atendendo às especificidades da diversidade cultural e interesses da comunidade, além de permitir a viabilidade da construção do referencial.

A construção do referencial curricular segue os princípios da participação, da reflexão e da contextualização, congregando as ideias que atendem à pluralidade cultural, os diferentes contextos, necessidades e interesses das comunidades indígenas.

"Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação à discriminação e preconceitos, o que fortalece a luta contra estes desafios é a tomada de consciência, por parte dos professores indígenas, de que a educação é um compromisso de todos... (e que ela) atenda realmente aos interesses das comunidades e principalmente à elaboração de seus currículos específicos", é o parecer do professor Enilton Wapixana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.